Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Projetos Sociais

Campanha “Brincando com quem brinca” arrecada livros para crianças e adolescentes

Com o objetivo de conscientizar, orientar e incentivar o hábito da leitura, o projeto “Brincando com quem brinca” quer levar conhecimento literário para crianças e adolescentes da cidade. A Coordenadoria de Articulações Institucionais, através do Gabinete da Cidadania, está iniciando a campanha doações de livros. A ação acontece entre os dias 30/08 e 24/09. Eles serão disponibilizados em uma biblioteca itinerante que vai atender diferentes bairros do município. As entregas poderão ser feitas em três locais: Secretaria de Educação e Gabinete da Cidadania – de segunda à sexta – e no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, todos os dias.

A coordenadora Especial de Articulação Institucional, Fernanda Ferreira, atentou para o conteúdo dos livros doados. “Estamos pedindo para que as pessoas evitem a doação de livros que possuem conteúdo inapropriado para o público envolvido, pois serão destinados a crianças e adolescentes, dos 5 aos 16 anos. Queremos receber histórias leves, divertidas e que possam ajudar no desenvolvimento mental e intelectual da nossa juventude”, afirma.

Segundo Cléo de Marco, coordenadora do Gabinete da Cidadania, o principal intuito desse projeto é recolher apenas livros literários e não didáticos, que são aqueles que possuem cunho pedagógico ou envolvimento no processo de ensino-aprendizagem.

“Queremos envolver nossas crianças com histórias, gerar sonhos e abrir a cabeças delas para novos horizontes. Muitos jovens estão deixando os livros de lado e focando em outras ocupações. Pretendemos resgatar essa prática e trazer mais conhecimento para elas”, contou a coordenadora, que assegurou também que a ideia inicial é atrair os jovens até a biblioteca. “No primeiro momento, pretendemos criar o hábito da leitura dentro da biblioteca itinerante. Não iremos impedir os jovens de levar esses livros para casa, mesmo não sendo esse o propósito. O mais importante vai ser estimular o hábito da leitura nessa geração”, completou.

Um cronograma de locais já está sendo estipulado pelas coordenadorias. A primeira região que vai receber a visita da biblioteca será o bairro Amazonas. A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude, Julia Bender, vai estar presente e ficará responsável por ser contadora de histórias para o público. “Estou muito contente em participar dessa ação. Estimular as nossas crianças a um hábito tão legal é algo que nos faz criar expectativas de um futuro brilhante para essa geração.

Além da Coordenadoria de Articulações Institucionais, Gabinete da Cidadania e Coordenadoria da Juventude, as Secretarias de Educação e Assistência Social também são apoiadoras do projeto.

Confira os pontos de arrecadação e os horários para entrega:
Secretaria de Educação – Praça Visconde de Mauá, Centro – 10h às 16h.
Gabinete da Cidadania – Avenida Koeler, 260, Centro – de 9h às 17h.
Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Estrada União e Indústria, 10.000, Itaipava – 9h às 16h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).