Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Turismo

Você conhece o Museu do Japão em Petrópolis?

A relação da Cidade Imperial com o Japão é um marco na história da imigração do país oriental. Petrópolis foi o primeiro município a receber uma representação diplomática japonesa, em 1897. Esse primeiro contato deu origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil, que completa 113 anos neste ano.

Em 2008, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Nikkei de Petrópolis iniciou a realização do Bunka-Sai, em parceria com a Prefeitura e, consequentemente, retomou o plantio de mudas de cerejeiras na cidade, embelezando outras regiões e possibilitando a criação do circuito de cerejeiras que encanta moradores e visitantes.

Diversos foram os fatores que levaram a Petrópolis ser escolhida para a instalação da legação japonesa. Dentre eles se destacam a proximidade com a capital (devida à facilidade de transporte através da antiga linha ferroviária Rio-Petrópolis), a baixa incidência de Febre Amarela e a presença de outras representações estrangeiras na Cidade Imperial. E para conhecer um pouco mais dessa história, o público pode visitar o Museu do Japão.

O museu é um espaço dentro da Pousada Dom Petrópolis,em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, onde estão expostas peças que contam um pouco mais sobre a imigração japonesa em Petrópolis, e é aberto ao público.

A pousada está localizada no Centro Histórico, na Avenida 7 de Abril – nº 609, em um casarão do século XIX, antiga sede da Primeira Legação Japonesa no Brasil entre 1897 e 1903. A visitação é gratuita.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).