Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Ações marcam o mês de prevenção ao suicídio em Petrópolis

O mês de setembro é conhecido pela cor amarela, por conta da prevenção ao suicídio. A vereadora Gilda Beatriz, que é autora da Lei Municipal que institui a Campanha Municipal Setembro Amarelo – Dia de Prevenção ao Suicídio e da Lei Municipal que dispõe sobre a divulgação dos canais de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV) no âmbito dos órgãos e repartições do município, promoverá ações, com o intuito de conscientizar a população sobre este importante tema. No dia 10 de setembro, a parlamentar promoverá uma panfletagem no calçadão do CENIP com a campanha “Sua Vida Vale Ser Vivida”.

“São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, fora os que não constam em inquéritos ainda não elucidados, e mais de 1 milhão no mundo, principalmente entre os jovens. Praticamente 100% dos suicidas possuem um transtorno mental que muitas vezes não foi diagnosticado ou tratado de forma adequada e eficaz, então aí entra o papel do poder público, que é oferecer políticas públicas para conseguirmos ajudar e estender a mão para quem precisa”, explica a parlamentar, que é psicóloga por formação e tem experiência em estudos e pesquisas sobre diagnósticos e tratamentos de pessoas vulneráveis ao suicídio.

Além disso, no dia 20 de Setembro às 19h, também haverá um encontro na Câmara Municipal com a presença de profissionais ligados à saúde mental. A vereadora solicitou ainda que durante todo o mês de setembro, a Casa Legislativa fosse iluminada na cor amarela.

Onde buscar ajuda

Em caso de necessidade, a população de Petrópolis pode buscar as seguintes unidades no município:

1 – CAPS Nise (Rua Montecaseros nº 576 / 580, Centro – telefone: 2246-9064);
2 – CAPSI (Rua Marechal Floriano Peixoto nº 418, Centro – telefone: 22476893);
3 – CAPS Núbia Helena (Rua Maria Joaquina Félix Almeida nº 70, Itaipava);
4 – CAPS Ad Fênix (Rua Monsenhor Bacelar nº 492);
5 – Ambulatório Central de Saúde Mental (Rua Dom Pedro nº 185).

O atendimento aos pacientes com distúrbios psicológicos e psiquiátricos, em geral, e àqueles que apresentam repertório de ideação suicida no município, é realizado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Os atendimentos de urgência e emergência psiquiátrica são realizados no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), durante 24 horas em regime de plantão. Neste local são atendidos quadros graves com necessidade de um maior tempo de estabilização dos pacientes que apresentem quadros psiquiátricos, inclusive depressivos graves com intenção suicida, ou seja, que possam vir a realizar lesões corporais auto provocadas, com risco de morte.

O registro de casos de suicídio, ou de lesões auto provocadas são notificados à Direção de Vigilância Epidemiológica, que investiga os casos para fim estatísticos e de confirmação das informações contidas nas notificações que são compulsórias.

O município também possui outras unidades de atendimento psicossocial que integram a RAPS, sendo estas: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), CAPSi Infanto-juvenil e outros dois CAPS Nise da Silveira no Centro e outro Caps Núbia Helena, em Itaipava. A rede possui, ainda, dois ambulatórios de Especialidades em Saúde Mental, um no Centro e outro em Itaipava.

As Unidades Assistenciais que compõem a Rede de Atenção Psicossocial contam com médicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, capacitados para atender pacientes com transtorno depressivo nos graus leve, moderado e grave com e sem sintomas psicóticos, quadros de ansiedade, dentre outros transtornos mentais.

Ligação para prevenção ao suicídio é gratuita em todo o país

As ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, são gratuitas em todo o país. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188. O número presta serviço durante 24 horas por dia, gratuitamente, de qualquer estado brasileiro. Também é possível entrar em contato pelo chat ou e-mail, que estão disponíveis no site www.cvv.org.br.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).