Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Petrópolis terá programação on-line e presencial no mês do idoso

Durante o mês de outubro, a Coordenadoria da Atenção da Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde vai promover uma série de ações on-line e presenciais, referentes ao mês do idoso. A ação tem o objetivo de oferecer atendimento especializado para as pessoas da terceira idade. A programação teve início na última sexta-feira (01), com a homenagem aos funcionários idosos no Centro Administrativo da Prefeitura.

A programação do mês do idoso contará com um ciclo de lives nas redes sociais, e ações presenciais nos Postos de Saúde e Parques de Petrópolis. No próximo sábado (09), será realizado no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) Paulo Guerra Peixe, no Caxambu, um evento lúdico para idosos. A ação acontece com a participação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) e da Academia de Saúde, para projeção de projeto pista com obstáculos.

Na Academia da Saúde do Castelo, nos dias 13, 14, 20, 21 e 25, serão promovidos treinamentos funcionais, alongamento, aulas de bio pilates, yoga e rodas de conversa sobre assuntos da saúde do idoso. Nos dias 15 e 30, no Parque Municipal de Itaipava, acontecerão aulas de bio pilates, caminhada, alongamento, piquenique e show de prêmios.

Com atividades abertas ao público da terceira idade, a Prefeitura de Petrópolis leva a cinco locais do município o Projeto Pista com Obstáculos, que busca prevenir os idosos contra quedas. No dia 15, as atividades aconteceram na Posse, no dia 19 serão na UBS Independência e no dia 20, no Centro de Saúde, no Centro da cidade. A ação acontece no Quitandinha e no Brejal no dia 22.

A programação também contará com um ciclo de lives nas redes sociais da Prefeitura, entre os dias 13 e 15, abordando assuntos como os mitos do envelhecimento, paradigmas do envelhecimento e o que fazer para evitar quedas dos idosos. A médica geriatra e gerontóloga Rita Cássia Ravaglia Campos, que é a coordenadoria da Atenção da Saúde do Idoso será a palestrante das transmissões.

“Buscamos aproximar a Secretaria de Saúde dos idosos, e mostrar que estamos de portas abertas para que eles possam buscar atendimentos. O acompanhamento na rede primária de Saúde é a melhor indicação, assim como a recomendação do exercício de atividades físicas. Além disso, também estamos realizando a avaliação multidimensional dos idosos da nossa cidade, que busca avaliar a cognição, mobilidade, comunicação e humor dos idosos com mais de 60 anos”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).