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Projetos Sociais

Fecomércio RJ arrecada 210 toneladas de mantimentos no Gabinete Emergencial do Quitandinha

Até esta última quinta-feira (24/2), o Sistema Fecomércio RJ registrou a arrecadação de 210 toneladas de mantimentos para as vítimas da enxurrada que castigou Petrópolis no último dia 15. Os mantimentos – alimentos, água mineral, roupas e produtos de higiene e limpeza – estão sendo recebidos na unidade do Sesc no Palácio Quitandinha. O Sesc é o braço de qualidade de vida do Sistema Fecomércio RJ, enquanto o Senac se dedica a capacitação profissional.


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O Gabinete Emergencial montado no Palácio está abrigando entidades, empresas, órgãos de governo e voluntários que estão trabalhando para mitigar os impactos da chuva e oferecendo serviços à população. A principal operação é a de arrecadação e entrega de mantimentos, que está sendo liderada pelo Mesa Brasil Sesc RJ – programa de combate à fome e ao desperdício da instituição que atua também em situações de calamidade. Os donativos estão sendo direcionados a entidades socioassistenciais da cidade já cadastradas no programa e que neste momento atuam mais diretamente no apoio às vítimas, com acolhimento e preparo e distribuição de refeições.

Além de receber doações da população local, o Mesa Brasil Sesc RJ concentra no Palácio Quitandinha mantimentos arrecadados por outras 10 unidades do Sesc no estado do Rio: Nogueira (também em Petrópolis), Barra Mansa, Niterói, Teresópolis, Alpina (Teresópolis), Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, além de Madureira e Tijuca, no Rio. Regionais do Sesc de outros estados do país e diversas empresas também estão enviando alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza.

Serviços à população

A ONG Rio Solidário também utiliza o espaço como entreposto logístico para arrecadação e distribuição de donativos. O Detran está emitindo segunda via de Carteira de Identidade e Habilitação perdidos na enchente. A Enel Distribuição Rio também montou posto no local e atende a população em pedidos de religação de energia, parcelamento de dívidas, entre outros serviços.

O Senac PetMóvel, veículo adaptado para a oferta de serviços a cães e gatos, está estacionado em frente ao Sesc Quitandinha oferecendo banho aos animais domésticos resgatados na tragédia. A iniciativa é uma parceria do Senac RJ com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e recebe os animais recolhidos por instituições de proteção, ONGs e voluntários.

A Agência Estadual de Fomento (AgeRio) atende empresários interessados na linha de crédito anunciada pelo Governo Estadual direcionada para a reparar os danos nos estabelecimentos atingidos. O Sebrae está orientando micro e pequenos empresários em questões administrativas e legais relacionadas aos empreendimentos afetados. Pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que o temporal provocou um prejuízo estimado acima de R$ 78 milhões aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo da cidade.

O Sesc Quitandinha também está oferecendo, por meio de voluntários, apoio psicológico gratuito para a comunidade petropolitana, em especial familiares e amigos das vítimas fatais, pessoas feridas, equipes de resgate e cidadãos que sofreram prejuízos com o temporal. Para acessar o serviço, basta comparecer ao local. Informações pelo telefone (21) 3138-1189.

Atividades suspensas e salões ocupados

As atividades regulares do Sesc Quitandinha, como visitas guiadas ao palácio, apresentações artísticas, recreação e exposições, estão suspensas por tempo indeterminado. Desde o dia seguinte à tragédia, a unidade está abrigando o gabinete do Sistema Fecomércio RJ em apoio às vítimas do desastre. Todos os salões estão ocupados por entidades, órgãos de governo, voluntários e grandes volumes de donativos. Autoridades utilizam o local para reuniões. A área do entorno do lago, que fica em frente ao palácio e é utilizada para lazer e contemplação, também está fechada, pois está reservada para o pouso e decolagem de aeronaves.

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