Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Turismo

Plano Diretor de Turismo de Petrópolis é aprovado por unanimidade no Conselho Municipal de Turismo

Nesta semana foi aprovado o Plano Municipal de Turismo 2023-2030, por todos os 23 membros do Conselho Municipal de Turismo presentes na reunião extraordinária convocada pela Secretaria de Turismo.

O plano com 310 páginas e mais de 6 mil anexos foi elaborado por técnicos da Fapur, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ, e construído de forma participativa. Poder público, membros Comtur, da sociedade civil, do trade turístico e demais instituições ligadas ao setor participaram de reuniões onde puderam expor as principais necessidades para aprimoramento desta que é uma das principais vertentes econômicas de Petrópolis.

A elaboração do Plano Diretor de Turismo passou por 10 etapas, que incluiu duas pesquisas de campo, fases de elaboração participativa e, ainda, a realização de um minicurso para funcionários da Secretaria de Turismo, para transferência e multiplicação da metodologia de acompanhamento, avaliação e atualização do Plano Diretor de Turismo.

“A aprovação do Plano por parte do Comtur é mais uma importante etapa cumprida. Nas fases de elaboração participativa, chegamos a ficar reunidos por 12 horas para chegar a este documento que temos hoje.  É um plano longo, de 8 anos, que vai precisar de constante acompanhamento e aprimoramento e tenho certeza que vamos colher bons frutos deste trabalho”, comemorou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

A íntegra do Plano foi enviada para os membros do Conselho que, durante a reunião, puderam fazer as últimas considerações que julgavam importantes e tirar dúvidas. Marisa Guadalupe Plum, membro do Conselho há mais de 20 anos, elogiou o resultado do Plano e a maneira com que a construção foi feita. “Este é um documento fundamental para o desenvolvimento do setor e para a competitividade de Petrópolis frente a outros destinos, nacionais e internacionais. Todos fomos ouvidos e pudemos fazer as considerações que julgamos pertinentes. Essa união e comprometimento de todos precisa continuar a partir da aprovação, para que seja possível direcionar os programas e projetos para atingir a excelência”, salientou Marisa.

Todas as observações feitas pelos membros do Comtur serão consolidadas pela equipe técnica da Fapur e a versão final do Plano Diretor de Turismo enviada, na próxima semana, para a Prefeitura.

“Petrópolis é um destino bastante consolidado e estou muito feliz e satisfeito em entregar este trabalho, principalmente porque houve a participação ativa de todos os interessados no desenvolvimento e aprimoramento do setor turístico. De todos os trabalhos que já fiz, foi o primeiro que eu vi isso acontecer e certamente traz ainda mais força para as ações previstas para o futuro do turismo de Petrópolis”, ressaltou o professor Joilson Cabral, coordenador da pesquisa.

Além dos membros do Comtur, a reunião desta segunda-feira contou ainda com a participação de secretários municipais, sociedade civil e do vereador Gil Magno, representante do poder legislativo no Conselho Municipal de Turismo. O próximo passo, para que seja definitivamente implementado, um Projeto de Lei será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores.

“O poder público, Comtur e sociedade civil já fizeram um grande papel. Na Câmara Municipal vamos nos debruçar sobre este documento, para que os vereadores possam tomar ciência e colocar em discussão”, disse Gil Magno que, na última fase participativa, garantiu celeridade na aprovação do Plano Diretor de Turismo, por parte da Câmara de Vereadores.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).