Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Teatro

Quitandinha recebe espetáculo sobre a vida e a obra do poeta pernambucano Solano Trindade

Neste sábado (27), o Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe o espetáculo “Negra Palavra I Solano Trindade”, às 19h, que celebra a vida e a obra do poeta pernambucano. Trindade é uma referência fundamental na luta por igualdade no país, tendo fundado vários movimentos negros entre os anos 1930 e 1960. O espetáculo foi selecionado pelo Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar.


Leia também: “Gênero, Arte e Diáspora” são os temas do próximo seminário gratuito no Quitandinha neste sábado


Após temporadas com plateia lotada nos teatros Sesc Tijuca, Poeira e Casa de Cultura Laura Alvim, a peça criada pelo Coletivo Preto e pela Companhia de Teatro Íntimo, em 2019, foi adaptada no ano seguinte, durante a pandemia, para o formato on-line, sendo exibida em festivais digitais pelo mundo. Por essa versão foi premiada no 15º Prêmio APTR na categoria Jovem Talento – Prêmio Manoela Pinto Guimarães pelo elenco, além de ter sido indicado por Espetáculo Adaptado ao Vivo.

Na contramão dos estereótipos criados para objetificar e discriminar pessoas pretas, “Negra Palavra | Solano Trindade”, recupera a trajetória do poeta, trazendo para a cena suas múltiplas vivências: a infância em Pernambuco, colorida pela sonoridade das feiras populares e pela ancestralidade do maracatu; a militância em diversas cidades do Brasil, como cidadão preto em um país racista, lutando pela paz e contra a fome; e sua experiência como homem, entregue ao amor e ao cuidado da família.

O espetáculo redimensiona a poesia de Solano, dando um basta a seu apagamento histórico. Corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a do poeta, em seu tempo, como a dos homens pretos contemporâneos, aqui e agora. “O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais.”, afirma Renato Farias, roteirista e um dos diretores do espetáculo.

André Muato acrescentou a musicalidade e as outras expressões artísticas que fazem parte da obra do “Poeta do Povo”. Orlando Caldeira, também responsável pela direção de movimento, assina a direção geral junto com Renato. Drayson Menezzes assina a direção de atores.

Encenada originalmente por 10 atores, todos homens pretos, na montagem atual o elenco também traz uma nova adaptação. Um dos artistas fez transição de gênero e agora uma atriz faz parte do elenco, representando ainda mais as múltiplas faces de Solano. O elenco é formado pelos atores Adriano Torres, André Américo, Eudes Veloso, João Manoel, Jorge Oliveira, Léa Cunha, Lucas Sampaio, Raphael Elias, Rodrigo Átila e Thiago Hypólito.

Serviço

Endereço: Av. Joaquim Rolla, nº 2 – Quitandinha

Data: 27 de maio (sábado)

Horário: 19h

Classificação: 12 anos

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional). A entrada é gratuita para credencial plena Sesc e público PCG.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).