Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Projetos Sociais

Ação Social pela Música do Brasil abre vagas para ensino gratuito de música clássica em Petrópolis

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) está com inscrições abertas para crianças e jovens, entre 6 e 18 anos, residentes na cidade do Rio de Janeiro e em Petrópolis, devidamente matriculados em escolas, para conhecer a música clássica e se aventurar no ensino de musicalização e instrumentos musicais.

As aulas englobam diferentes instrumentos musicais (de acordo com a demanda de cada núcleo) e acontecem semanalmente nas unidades da ASMB. Para fazer a inscrição, os interessados devem procurar os coordenadores das unidades, com um responsável legal e em posse de documentos de identificação, de segunda a sexta, das 14h às 17h, até o mês de fevereiro ou enquanto durarem as vagas.

Na seleção, serão levados em conta critérios socioeconômicos e de diversidade, pois o projeto prioriza o atendimento a jovens e crianças de comunidades e em situação de vulnerabilidade social.

Fundada há 27 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural por meio do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens. Em seu histórico, mais de 14 mil alunos já passaram pela instituição, colhendo resultados positivos, principalmente no que se refere à prevenção e ao combate às drogas e à violência intrafamiliar. Atualmente, o projeto atende no total 4.700 alunos em 13 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização.

“Nosso objetivo é oferecer uma oportunidade a crianças e jovens de conhecerem a arte, a música, a música de concerto. Os nossos estudantes também aprendem sobre cidadania, companheirismo e disciplina”, afirma Fiorella Solares, criadora e diretora do projeto.

A Ação Social pela Música do Brasil também possui grupos orquestrais oriundos do projeto, como a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (orquestra residente da PUC-Rio), a Camerata Jovem e a Orquestra Infanto Juvenil da Ação Social pela Música do Brasil. Além de gerar ensino e oportunidades, com a chegada de novos alunos, o projeto também almeja a renovação do cenário musical, oferecendo a estrutura necessária para uma experiência de formação de jovens músicos.

Núcleos com vagas abertas:

Petrópolis – Rua Mosela, 1464Mosela

Rio das Pedras – Estrada de Jacarepaguá, 4450 (Paróquia São João Batista)

Cidade de Deus – Rua José de Arimatéia, 80 (CRJ – Centro de Referência da Juventude)

Complexo do Alemão – Praça 24 de Outubro, 165, Inhaúma (Paróquia São Tiago)

Morro dos Macacos – Rua Torres Homem, 1315, Vila Isabel (UDJ – antigo asilo)

Manguinhos –  Av. Dom Hélder Câmara, 1184, Benfica (Biblioteca Parque de Manguinhos)

Tijuca – Rua Conde de Bonfim, 987 (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).