Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Petrópolis registrou 280 casos de dengue desde o início do ano

Do início do ano até a última sexta-feira (23), foram confirmados 280 casos de dengue em Petrópolis, no entanto, o município aguarda resultados laboratoriais para a atualização deste número. Até o momento, foram registradas 17 internações, com tempo máximo de permanência de quatro dias. Nenhum óbito foi registrado. Contudo, o número chama a atenção uma vez que durante todo o ano de 2023, Petrópolis teve 135 casos confirmados.

Dados da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, apontam a tendência de aumento de casos de dengue para os meses de março e abril no município. Atualmente, o Diagrama de Controle aponta índice de 49,2 casos para cada 100 mil habitantes, segundo a atualização do dia 15 de fevereiro. No entanto, com o aumento de vítimas da doença em todo o Estado nos últimos meses, – que resultou em decreto de epidemia, – existe a preocupação de que Petrópolis também tenha seus números aumentados.

Desta maneira, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses deliberou a intensificação de medidas de controle e mobilização para o combate à dengue no município. Entre as ações, está a realização do Dia D, marcado para 2 de março, a fim de sensibilizar a população sobre a necessidade da união de todos contra a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

O prefeito Rubens Bomtempo deliberou que as secretarias integrantes do comitê intensifiquem suas atuações em conjunto, unindo suas forças em ações específicas. Além disso, pediu a mobilização de toda a sociedade para a questão. “Precisamos agir de forma mais contundente, usando todas as ferramentas para convencer as pessoas para que tenham a preocupação real em checar suas casas e eliminar a água acumulada. Este é um problema de cada um de nós”, ressaltou.

O prefeito solicitou que a Comdep, em parceria com a Defesa Civil, promova uma ação junto aos acumuladores de resíduos sólidos, como ferros-velhos, restos de construção civil, entre outros, para a eliminação de criadouros do mosquito. “Essas pessoas não podem atuar sem critérios, prejudicando o coletivo”, afirmou.

As ações previstas ainda envolvem a Secretaria de Educação, com atividades educacionais por meio do Programa Saúde na Escola. A proposta é de que as crianças sejam multiplicadoras das ações de prevenção à Dengue, mobilizando todos os familiares. O Programa Nosso Bairro também contará ações para o combate à Dengue.

Os agentes de Combate às Endemias, somente ao longo do mês de janeiro, realizaram cerca de 47 mil visitas domiciliares, fazendo a vistoria, aplicando o larvicida e orientando à população em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, apontou que a eliminação dos possíveis criadouros (água parada) e o uso do larvicida são eficazes para evitar a proliferação dos mosquitos, por isso a importante da ação de toda a sociedade. “É importante ressaltar que o fumacê não é indicado pela área técnica da saúde, já que não elimina os ovos ou as larvas, além de prejudicar a fauna e a flora, atingindo os demais insetos, alguns deles, importantes para o ecossistema, como as abelhas”, explicou.

Arte: Agência Brasil
Arte: Agência Brasil
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).