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Turismo

Petrópolis investe em Turismo 4.0 ao implementar o “Sistema Smart Tour”

A Secretaria de Turismo realizou a contratação da Smart Tour, uma GovTech especializada em soluções para cidades inteligentes e turismo 4.0. A parceria visa implementar o “Sistema Smart Tour”, que foi instalado em 40 atrativos turísticos em diversas localidades do município, contemplando não só o turismo cultural, mas também outros segmentos como turismo de natureza, rural, de compras, cervejeiro, de lazer e religioso.

O projeto combina placas com QRCode em português, inglês e espanhol, juntamente com dispositivos de localização de alta precisão chamados de beacons, que se comunicam com smartphones via bluetooth e geolocalização, proporcionando acesso a informações de interesse dos turistas. Em cada atrativo selecionado foi instalada uma placa com QrCode, que dá acesso às informações do atrativo e também à pesquisa da demanda turística.

O visitante terá a opção de baixar o aplicativo do Smart Tour, disponível para Android e iOS, que vai facilitar o acesso em todo o percurso que ele fizer. Por meio do beacon instalado em cada atrativo, o visitante que baixou o app passa a receber informações sobre os pontos turísticos mais próximos e é estimulado a visitar outros atrativos nas proximidades. Em uma distância de 70 metros, o sistema repassa conteúdo de interesse do turista. O Sistema Smart é bicampeão do Prêmio Nacional de Turismo na categoria Gestão de Dados Inteligentes em Turismo.

A contratação do sistema está sendo financiada por meio do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), a partir de apresentação realizada pela Secretaria de Turismo de Petrópolis. O contrato tem vigência de 24 meses.

Além da placa e do beacon em cada atrativo selecionado, serão disponibilizados 300 adesivos com QR Code, a serem colocados, por exemplo, em quartos de hotéis e mesas de restaurantes. Ao acessar, turistas e visitantes responderão à pesquisa da demanda turística, que vai gerar informações sobre o perfil de consumo de quem visita a cidade. Dados que serão consolidados pelo Observatório Regional de Turismo da Secretaria de Turismo, e de suma importância para a tomada de decisões tanto pelo setor público e pelo setor privado, quanto para atração de investimentos e solidificação de políticas públicas de turismo, inclusive aquelas previstas no Plano Diretor de Turismo 2023 – 2030.

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