Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Confira as vias que ainda estão interditadas em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, em respeito à dor das famílias e dos amigos das vítimas da chuva, decretou, na sexta-feira (22), luto oficial de 3 dias. “A Prefeitura se solidariza com todos os petropolitanos e petropolitanas neste momento difícil em que a cidade está vivendo”, informou o município.

Neste último domingo (24), o Centro Integrado de Comando e Controle entrou no 4º dia de atuação. Os representantes das instituições participantes se reuniram para debater e alinhas as ações de resposta às chuvas.

Veja abaixo os principais pontos do Centro Integrado:

CPTrans

Vias interditadas:

• Centro – Rua Visconde do Bom Retiro (meia pista)
• Taquara – Rua Antônio da Silva Ligeiro
• Independência – Rua Maria de Lima
• Independência – Rua Cacilda Becker
• Independência – Rua Antônio Medeiros
• Mosela – Rua Stefan Zweig
• Carangola – Rua Vicenzo Rivetti (meia pista)
• Parque São Vicente – Rua Paula Buarque
• Parque São Vicente – Rua João Mendonça Bittencourt
• Duques – Rua Ferreira da Cunha
• Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla

Operação dos ônibus:
• 50% da frota em operação
• 25 linhas afetadas (total ou parcialmente)

Secretaria Nacional de Defesa Nacional

A Secretaria Nacional de Defesa Civil participou, neste último domingo (24), do Centro Integrado de Comando e Controle, representada pela Juliana Moretti (assistente de Coordenação Geral de Desastres da Defesa Civil Nacional).

Corpo de Bombeiros

O 15º Grupamento de Bombeiros Militar (Petrópolis) está com o efetivo dobrado (no quartel da Avenida Barão do Rio Branco e no de Itaipava). Caso necessário, o grupamento contará com viaturas do tipo pick-up (para salvamento em locais de difícil acesso) e com a atuação de quartéis especializados.

O 15º GBM registrou 9 vítimas resgatadas com vida nos bairros Independência e no Caxambu, e no Independência foram registrados 4 óbitos. Não há desaparecidos no momento.

Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura informa que está estruturada (com colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis e alimento) para receber 1 mil pessoas nos pontos de apoio e abrigos. Desde sexta-feira, o maior número registrado foi de pouco mais de 500 pessoas nos pontos de apoio.

No momento, há 294 pessoas em 1 ponto de apoio (Escola Municipal Alto Independência – no bairro Independência). Todos os outros pontos de apoio já foram desmobilizados

Para a desmobilização dos pontos de apoio, a Prefeitura abriu um abrigo no Santa Isabel, no Caxambu. A Secretaria de Assistência Social garantiu o transporte de 73 pessoas que estavam nos pontos de apoio para que elas fossem abrigadas no Santa Isabel.

Secretaria de Educação

A Escola Municipal Jandira Bordignon, no Quitandinha, recebeu o projeto Espaço Seguro e Amigável, para atendimento às crianças e adolescentes que estão no ponto de apoio no Alto Independência.

O projeto foi criado em 2022 pela Prefeitura para atendimento às crianças e adolescentes vítimas das chuvas. A iniciativa foi aprovada pelo Ministério Público e também apresentada para o Unicef.

No local, cerca de 50 crianças e adolescentes tiveram atividades de recreação, contação de histórias e esportivas, além de alimentação.

Secretaria de Obras*

A Secretaria de Obras trabalha em 11 projetos para obras de grande em porte de resposta às chuvas deste fim de semana. A expectativa do órgão é que, nos próximos dias, os planos estejam montados, para que o município possa solicitar recursos junto ao governo federal.

SSSOP (Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública)

A SSSOP (Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública) está atuando com a Guarda Civil Municipal no ponto de apoio do Independência (para garantir a segurança dos abrigados) e no apoio a ações da Secretaria de Defesa Civil (no atendimento telefônico e nas vistorias emergenciais).

A Guarda conta com três caminhonetes para atendimento de ocorrências, cinco viaturas para apoio à Defesa Civil nas vistorias e três viaturas para patrulhamento.

Neste último domingo (24), equipes da Guarda responsáveis pela cinoterapia (trabalho de terapia facilitado por cães) atuaram nos pontos de apoio da Escola Municipal Alto Independência (Independência) e da Escola João Paulo II (São Sebastião). A terapia busca reduzir traumas, elevar a autoestima e relaxar as pessoas, por meio da interação com cães. A cadela Jujuba, da raça Golden Retriever, é a estrela das sessões.

Comdep

A Comdep (Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis) está atuando, desde sexta-feira (22), com mais de 400 trabalhadores e cerca de 50 máquinas (retroescavadeiras, tratores e caminhões) na desobstrução de vias e na limpeza das áreas afetadas pelas chuvas.

Mais de 700 toneladas de detritos já foram retiradas dos locais atingidos, e 90% dos acessos às regiões afetadas já foram desobstruídos.

A companhia também realiza a remoção de árvores e galhos em diversos pontos do município (Nogueira, Meio da Serra, Santa Mônica, Araras, Valparaíso, entre outros bairros).

Exército

O 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (Batalhão Dom Pedro ll) está com 430 militares à disposição do Centro Integrado de Comando e Controle, auxiliando na resposta às chuvas.

Polícia Militar

O 26º Batalhão de Polícia Militar (Petrópolis) está de prontidão, com 130 policiais militares e 30 viaturas. O batalhão reforçou as rondas na região do Independência – principalmente nas áreas das casas que foram desocupadas pelos moradores devido às chuvas.

Enel

A concessionária Enel está com 43 equipes em atuação em Petrópolis. Na cidade, 98,54% dos clientes estão com o fornecimento de energia normalizado. Restam 906 clientes com o fornecimento de energia afetado.

Águas do Imperador

O abastecimento de água na cidade está em 95%.

O abastecimento na região do Quitandinha voltou a ficar comprometido no domingo (24), por conta de um reparo emergencial na rede. Equipes estão no local e a previsão é de que o abastecimento esteja normalizado entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (25).

A concessionária ressalta que o abastecimento estava sendo restabelecido na parte baixa da região, após as intervenções realizadas no sábado (23).

A Águas do Imperador segue com maquinário e equipamentos mobilizados. Caminhões-pipa auxiliam no abastecimento de pontos de apoio e na lavagem de vias.

Todas as ETAs (Estações de Tratamento de Água) estão em pleno funcionamento. A concessionária orienta que a população faça o uso consciente da água até que toda a situação se normalize.

Secretaria de Saúde

• Equipes de Saúde da família, Unidades Básicas de Família e do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde estão mobilizadas para atendimento de vítimas das chuvas nos pontos de apoio do município.
• Médicos, psicólogos e assistentes sociais das esquipes de Saúde da Família e das UBS estão mobilizados em atendimento nas regiões de atuação onde foram registradas ocorrências de desabamentos, principalmente no Bairro Alto Independência, São Sebastião e Nogueira.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde participou neste domingo (24) do Centro de Integrado de Comando e Controle.

Um representante do Ministério da Saúde acompanhou os serviços em saúde que estão sendo prestados aos abrigados no Ponto de Apoio do Alto Independência.

Lucas Fonseca é integrante do Departamento de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, e faz parte da equipe do Sistema Nacional de proteção e Defesa Civil do governo federal. Ele participou, pela manhã, da reunião do Centro Integrado de Comando e Controle, na sede da Prefeitura, juntamente com o prefeito Rubens Bomtempo.

Ministério Público (federal e estadual) e Defensoria Pública

Desde sábado (23), o Centro Integrado de Comando e Controle conta com a participação do Ministério Público Federal, do Ministério Público estadual e da Defensoria Pública.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).