Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Chuvas no mês chegam a 500 mm em Petrópolis, 66% acima do esperado

A Defesa Civil do município contabilizou 1.145 registros de ocorrências até o momento.

As chuvas em Petrópolis já passam dos 500 mm em março, índice 66% acima do esperado para todo o mês (300 mm). Os maiores índices registrados em 30 dias foram no São Sebastião (516 mm) e na 24 de Maio (492 mm).

“Na semana passada, a nossa Secretaria de Defesa Civil fez a previsão de chuvas muito fortes para a partir daquela quinta-feira, dia 21. Depois, também recebemos alertas de órgãos nacionais e estaduais na mesma linha, também apontando para aquela previsão. A partir daquilo, tomamos uma série de medidas, como instalar o Centro Integrado de Comando e Controle, suspender as aulas e alertar a população. E a previsão se confirmou. Realmente choveu muito. Os números mostram isso”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Em 24 horas (das 9h de sexta-feira, 22, até as 9h de sábado, 23), choveu 321 mm no Chácara Flora e 296 mm no Independência. Ou seja: em um dia, choveu o que era esperado para todo o mês de março.

“A maior parte desses 500 milímetros caiu, na verdade, na última semana. Isso fez com que tivéssemos mais de mil ocorrências registrada na Defesa Civil em uma semana. O dado triste destas chuvas foi a perda de quatro pessoas, o que deixou todos nós muito tristes. Mas, do ponto de vista estrutural, para a quantidade de chuva que tivemos, a cidade se portou muito bem. Na sexta-feira, tivemos registros de inundação e alagamento, mas logo a água escoou, sem maiores consequências nos principais corredores da cidade”, disse o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão.

Boletim da Defesa Civil

A Defesa Civil do município contabilizou 1.145 registros de ocorrências (sendo 766 registros de deslizamentos), por conta das chuvas que começaram na última quinta-feira (21/03).

O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) registrou 9 vítimas resgatadas com vida nos bairros Independência e Caxambu. No Independência, foram registrados 4 óbitos, sendo uma criança e três adultos.

São 72 pessoas acolhidas pelo ponto de apoio da Escola Municipal Alto Independência, no bairro Independência, que se encontra mobilizado desde a noite do dia 21 para receber os moradores que precisaram deixar as casas onde moram.

No abrigo do Santa Isabel, no bairro Caxambu, 31 famílias seguem abrigadas, totalizando 104 pessoas acolhidas no local.

Todos os pontos de apoio permanecem em sobreaviso, e todos aqueles que necessitarem de apoio serão acolhidos.

Número de vistorias realizadas: 551

Estágio Operacional: Atenção

Maiores acumulados nas últimas 24h: (28/03 às 11h30):
– Pedro do Rio: 13,0 mm (CEMADEN BR)
– Vale do Cuiabá2: 8,8 mm (CEMADEN BR)
– Vila Constância: 6,4 mm (CEMADEN BR)
– Itaipava: 4,2 mm (CEMADEN BR)
– Itaipava2: 3,8 mm (CEMADEN BR)

Recomendações:
• Mantenha-se em alerta;
• Não permaneça em áreas interditadas;
• Evite áreas alagadas;
• Fique atento aos sinais de deslizamentos; e
• Em caso de emergência, ligue 199.

Fique atento às fake news! Acompanhe os alertas, informes e atualizações nos portais oficiais da Prefeitura de Petrópolis e da Defesa Civil

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).