Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Município oferece acesso facilitado e gratuito à vasectomia

Entre os anos de 2021 e 2023, o número de vasectomias realizadas gratuitamente registrou um aumento de mais de 211%. Nos primeiros três meses de 2024, foram realizados 74 procedimentos, mais que o dobro das 12 cirurgias pactuadas mensalmente. O Programa de Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde visa garantir o acesso facilitado à vasectomia como método contraceptivo e oferecer aos homens a oportunidade de participar ativamente do controle reprodutivo.

Segundo o prefeito Rubens Bomtempo, para atender à demanda, foram realizados mutirões de vasectomia no Hospital Alcides Carneiro (HAC) em 2023, resultando em um significativo aumento na quantidade de procedimentos realizados. “A vasectomia é uma opção importante que merece ser acessível a todos que desejam planejar o futuro de suas famílias”, afirmou Bomtempo.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, a oferta do serviço tem aumentado significativamente nos últimos anos. Em 2021, foram realizadas 96 vasectomias, número que saltou para 175 em 2022 e para 299 em 2023. “Esses números evidenciam a importância e a eficácia do programa, que continua a expandir-se para atender às necessidades da população. É importante ressaltar a importância do programa como uma estratégia de saúde. A vasectomia é um procedimento seguro e eficaz, e seu acesso facilitado contribui para a redução dos índices de gravidez não planejada, entre outros benefícios”, destaca o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O processo de inclusão no programa é simples e acessível. “Os interessados em fazer a vasectomia podem se cadastrar no Programa de Planejamento Familiar da Prefeitura em diversas unidades de saúde do município. Além disso, oferecemos todo o suporte necessário, incluindo consultas médicas, palestras educativas e acompanhamento psicológico”, explica Maria Eduarda Possato, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem.

Os cadastros devem ser feitos no Centro de Saúde Coletiva, no Ambulatório do HAC ou em qualquer unidade básica de saúde do município. São necessárias cópias de documentos como carteira de identidade, título de eleitor, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência em nome do paciente. O tempo médio de espera é de dois a três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).