Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

[Fotografias] Transporte em Petrópolis antigamente

Carro, ônibus, moto, metro, VLT, BRT… são muitas as opções de meio de transporte nos dias de hoje. Porém, antigamente uma outra opção eram os charmosos bondes que começaram a circular no país em meados do século XIX até o século XX.

Visitando o acervo digital do Museu Imperial/Ibram/MinC, há algumas fotos desta época, além dos primeiros ônibus que circularam no município e as estações de trem em atividade.

Confira abaixo:

1925 – bonde elétrico descendo a rua Gonçalves Dias em direção a Duas Pontes. Ao fundo, vê-se a casa que pertenceu a Stefan Zweig.
Bonde que fazia a linha do bairro Alto da Serra, circulando pela avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador, em frente à Alfaiataria De Carolis, no ano de 1931.
1928 – bonde circular recebendo passageiros na praça da Liberdade.
1926 – trecho da praça da Liberdade. Vê-se, ao fundo, no canto direito, um bonde trafegando.
1922 – Estação Leopoldina, em Petrópolis. Veem-se, em primeiro plano, alguns bondes elétricos na rua Dr. Porciúncula e, ao fundo, alguns automóveis.
Carro com propaganda da Casa Duriez estacionado na avenida XV de Novembro, atual rua do Imperador. Ao fundo, vê-se a placa do restaurante Toni’s.
Um dos primeiros ônibus que circulavam em Petrópolis. Vê-se o ônibus que fazia a linha Bingen parado em frente ao Hotel Orleans que, na época, funcionava na rua Doutor Porciúncula.
Ônibus que fazia a linha do Independência.
Esquina da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador, com a rua João Pessoa, atual rua Doutor Nelson Sá Earp. Veem-se alguns ônibus circulando; o que está sobre a ponte parece quebrado.
Ônibus da Viação Útil subindo a serra de Petrópolis pela Estrada Rio-Petrópolis, atual Rodovia Washington Luiz, no ano de 1936.

 

2 Comentários

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).