Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Reforma do Palácio de Cristal está orçada em R$ 1,2 milhão

No dia 2 de fevereiro, o Palácio de Cristal completou 134 anos, e a data vai ser comemorada com uma grande reforma para voltar a aparentar um jovem palácio. O projeto já está sendo finalizado pelo Departamento de Obras Públicas (Depop) e prevê intervenções nas partes hidráulica, elétrica, melhorias nos banheiros e solução de acessibilidade para o entorno do atrativo. A reforma acontece graças a verba de mais de R$ 1,2 milhão do Ministério do Turismo.

Após a finalização do projeto, começará o processo de abertura da licitação, prevista para acontecer ainda neste primeiro semestre do ano. O recurso foi pleiteado em fevereiro do ano passado com o objetivo de fomentar o turismo na cidade, incluindo apoio para as intervenções no Palácio – que teve sua última grande reforma de revitalização em 1996.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Palácio de Cristal foi inaugurado no dia 02 de fevereiro de 1884. É o equipamento cultural administrado pela prefeitura com o maior número de visitação na cidade. Em fins de semana comuns, o espaço recebe em torno de 4 mil pessoas. Já em períodos festivos ou feriados prolongados, o palácio chega a receber mais de 10 mil visitantes. O atrativo também é palco das principais festas da cidade, como Bauernfest e Natal Imperial.

Um dos 65 destinos indutores do país, Petrópolis é conhecida pelos quatro cantos do Brasil graças ao seu patrimônio histórico-cultural, que está diretamente ligado ao Palácio. Considerado um dos principais cartões postais do município, a construção foi um presente do Conde d’Eu para sua esposa, a princesa Isabel. Turistas de todo mundo chegam à Cidade Imperial para conhecer o atrativo, que também está ligado à Revolução Industrial, já que foi construído na França no mesmo período da construção da Torre Eifel.

A primeira estrutura pré-moldada do Brasil foi encomendada pelo Conde d’Eu para que a Princesa pudesse cultivar suas hortaliças e orquídeas. Além de estufa, a construção foi palco de festas, exposições e solenidades. Mas também marcou a história por ter sido o local de entrega de cartas de alforria, das mãos da própria Princesa Isabel, aos últimos 103 escravos de Petrópolis.

Hoje, o Palácio é aberto ao público. Ele funciona de domingo a terça-feira de 9h às 18h; e de quarta-feira a sábado, de 9h às 21h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).