Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
História

Cinco fatos curiosos sobre a Casa de Santos Dumont

Santos Dumont (1873 – 1932), conhecido por ser o inventor do avião, projetou uma interessante casa em Petrópolis. A Encantada, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi construída em um espaço mínimo no topo de uma montanha. De cara, chama atenção a arquitetura arrojada e o estilo altamente funcional da residência. Por conta disso, e das diversas curiosidades contidas na casa, com a ajuda do turismólogo Rafael Senra que trabalhou no local por três anos, resolvemos listar 5 fatos curiosos sobre ela:

escada

1- Escada: Logo na entrada, há uma interessante escada em forma de meia raquete que há apenas metade do degrau. Como a escada é muito inclinada, se o degrau fosse inteiro, o espaço para colocar os pés seria muito pequeno e a probalidade de bater a canela no degrau de cima, muito grande. Sobre começar com o pé direito, alguns estudiosos acreditam que era sim superstição de Santos Dumont para que todos entrassem em sua casa com o pé direto e que a escada de dentro começaria com o pé esquerdo, pois já estava dentro da casa; já outros acreditam que foi por uma questão de comodidade e facilidade, já que as duas começam do lado em que está o corrimão.

2- Bandeira: A casa possuía uma espécie de aviso de que  Santos Dumont estava sempre em casa. Quando ele estava, a bandeira do Brasil estava hasteada, quando ele saía, ela era abaixada.

banheiro

3- Chuveiro: O chuveiro foi feito daquela forma porque o banheiro era muito pequeno e ficava no segundo andar com sua construção feita para fora da casa. Na verdade, é como se o banheiro ficasse preso ao segundo andar, porém suspenso no ar e sustentado por vigas de madeira. Desta forma, ele instalou um sistema de aquecimento à gas, para a água, e pendurou no teto um balde com o fundo furado, mais um fundo falso por dentro e uma divisória. Assim, de um lado entrava água quente e de outro água fria, onde ele utilizava uma das correntes para levantar a divisória e misturar a água e a outra corrente era para ir levantando o fundo falso, fazendo assim com que a água caísse morna sobre ele…

museu-casa-de-santos

4- Cozinha: A casa não possuía cozinha. Santos Dumont pedia todas as suas refeições diretamente do Hotel que funcionava onde agora está a sede da UCP. A mesa onde ele fazia as refeições era de formato triangular e colada à parede e servia também para outras coisas, como espaço de leitura, etc.
escritório

5- Cama: A casa também não possuía cama. No segundo andar, ele tinha um “escritório”, onde a noite colocava um colchão em cima da escrivaninha para dormir e pela manhã o guardava em um compartimento da mesma. É interessante porque o espaço era mínimo, mas o suficiente para Dumont, que tinha apenas 1,60m.

É preciso lembrar que tudo na casa foi cuidadosamente planejado para economizar e aproveitar ao máximo o pequeno espaço que ele tinha. Tanto a ausência da cozinha, como a inclinação das escadas, quanto o banheiro e o quarto/escritório.

3 Comentários

  1. Amo essa cidade,nasci e me criei aí.Tive que mudar,mais continuo a ama-la.Sempre que posso vou visitar,pois tenho parentes queridos ai.Linda muito linda minha cidade natal!

  2. Atenção redator: Apenas uma correção: o aquecedor de água projetado por Santos Dumont não funcionava a gás, mas a álcool.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).