Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

[História] Castelos de Petrópolis

Foto: site oficial do Castelo de Itaipava

Cenário de novelas, casamentos, festas de formatura, o Castelo de Itaipava chama a atenção de todos que passam pelo Km 56 da BR-040. O único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas foi construído pelo Barão Jaime Smith de Vasconcellos, ficando pronto em 1920, após cinco anos de obras.

Foto: reprodução / twitter @itaipavacastelo
Foto: reprodução / twitter @itaipavacastelo

São 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, salões, bibliotecas, sala de música, halls,  duas torres, diversos terrações, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias.

O material para construção veio de vários países da Europa. De Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses; da França, o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro.

Como curiosidade, na primeira metade do século XX, o Barão encomendou uma Limusine com 11 lugares à fábrica Rolls-Royce, onde passou a acomodar seus sete filhos, a Baronesa Anna Thereza, a babá e o motorista. O automóvel também tinha o brasão de armas da família gravado em ouro em suas portas. Em outros detalhes, o Castelo Barão de Itaipava mantém uma torre onde está a cópia do batistério da Catedral de São Pedro.

Você consegue fazer um tour virtual pelo Castelo aqui.

Foto: Silvana Nunes
Foto: Silvana Nunes

O Castelo São Manoel, por sua vez, fica em Corrêas e foi construído na área que era ocupada pela sede da Fazenda Olaria, fundada no século XVIII e que pertencia ao Padre Correia. Na década de 1920, Oscar de Teffé demoliu a casa de fazenda para erguer o castelo em estilo inglês que leva o nome de seu filho Manoel.

Segundo informações do Guia de Itaipava, mais tarde a Companhia Brasileira Cinematográfica, do empresário Francisco Serrador, comprou a propriedade para transformá-la numa cidade cinematográfica. Porém, devido à falta de patrocinadores, o projeto fracassou. Alguns filmes, no entanto, foram realizados no local, como “Argila”, do diretor Humberto Mauro.

O Castelo São Manoel mantém suas características externas bem conservadas e já foi cenário de produções globais como o seriado O quinto dos Infernos e a novela Eterna Magia.

 

museu das armasTambém na estrada, mas na altura do km 40, encontra-se o Museu de Armas Ferreira da Cunha, cuja construção é uma réplica de um castelo português do século XII, em estilo medieval, contendo ponte levadiça, fosso, masmorras, galerias museu das armas 2subterrâneas e muralhas.

Seu acervo é composto por mais de 20 mil peças de diferentes períodos, como baionetas, armas de fogo, estampas e gravuras com motivos bélicos, insígnias, fardas, entre outros.

O museu foi fundado pelo museólogo e colecionador Sérgio Ferreira da Cunha, descendente do conde da Cunha, em 1957. O museu é particular e não está aberto à visitação pública. As visitações devem ser agendadas.

 

Foto: reprodução / Facebook: Castelo Country Club
Foto: reprodução / Facebook: Castelo Country Club

Já no km 83, no Quitandinha, há o Castelo Country Club, que foi construído nos anos 1930/40 para ser a casa de veraneio de Lourival Lopes Ferreira. A construção possui três torres com coberturas cônicas, recoberta com escamas de pedra ardósia, vitrais de Formenti e painéis em relevo do escultor H. Cozzo.

Na década de 1960, a propriedade foi vendida a um grupo de investidores que o transformou no Castelo Country Club, com novas instalações, adequando o espaço para receber eventos sociais. Hoje, o local é cenário de casamentos, festas de aniversário, entre outros.

Foto: reprodução / Facebook: Castelo Country Club
Foto: reprodução / Facebook: Castelo Country Club
Foto: reprodução / Facebook: Castelo Country Club
Foto: reprodução / Facebook: Castelo Country Club

 

 

 


Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).