Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Concer: Mês Mundial do Meio Ambiente
Saúde

Sala de vacina da Unidade Básica de Saúde da Mosela é reaberta

Crianças, adolescentes, adultos e idosos que antes precisavam se deslocar para o Centro de Saúde e Epidemiologia para serem imunizados, agora poderão ser atendidos na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde da Mosela das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Todas as vacinas pertencentes ao calendário vacinal do Ministério da Saúde incluindo a de febre amarela já estão disponíveis na UBS. Com isso, cerca de 9 mil moradores cadastrados na UBS deverão ser beneficiados.

A Secretaria de Saúde reformulou o fluxo de atendimento e direcionou uma geladeira para a unidade, que será referência para os usuários dos Postos de Saúde da Família localizados nos bairros: Fazenda Inglesa, Moinho Preto, Pedras Brancas e Bataillard.

A equipe técnica da sala de enfermagem recebeu treinamento da Coordenação de Epidemiologia por três meses para que o espaço fosse reaberto. A técnica de enfermagem, Amanda dos Santos Braga explica que há menos de 1 mês já vinha aplicando algumas doses em pessoas que buscavam atendimento na UBS.

“Recebemos o treinamento e assim que as doses chegaram já fomos avisando aos nossos usuários. Hoje estamos com o quadro completo de vacinas e as pessoas já podem vir até a unidade para atualizar a caderneta, lembrando que é importante apresentar o documento de identidade”, explica.

Multivacinação para atualização da Caderneta da criança e do adolescente

A Unidade Básica de Saúde da Mosela está aplicando as doses da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. São 12 vacinas disponíveis para crianças de 0 a 9 anos, entre elas – BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B. Adolescentes de 10 a 14 anos poderão ser imunizados com 7 vacinas –  HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. Os pais ou responsáveis deverão comparecer às unidades levando documento de identidade, a caderneta ou comprovante de vacinação da criança ou do adolescente para avaliação e, no caso de haver alguma dose em aberto, ela será aplicada.

“A análise da caderneta de vacinação é importante porque o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações este ano, com a inclusão das vacinas HPV Quadrivalente para meninos de 11 a 14 anos e da vacina Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos. Os adolescentes também poderão se vacinar contra hepatite B, dupla adulto (evita difteria e tétano), tríplice viral SCR – Protege contra sarampo, caxumba e rubéola”, orienta a superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck.

Foto: Marcello Santos
 
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).