Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Mamógrafo do Centro de Saúde entra em operação

Nesta última quarta-feira (30), o mamógrafo do Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, na Rua Santos Dumont – Centro, entrou em funcionamento. O equipamento havia sido inaugurado ano passado, porém, sem condições de entrar em operação imediatamente pela falta de um dosímetro radiológico, de filmes especiais para a impressão de exames, além de licenças e normativas necessárias para a operação de equipamentos radiológicos.

“É um equipamento moderno e que tinha demandas bastante específicas que precisaram ser resolvidas. Hoje temos os exames começando a ser efetivamente realizados”, diz o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Inicialmente serão realizados 50 exames por semana, número que será ampliado gradativamente até chegar a capacidade total do equipamento –  entre 500 e 600 exames por mês.

“Teremos duas profissionais para fazer os exames, que já estão sendo marcados. Inicialmente a marcação está sendo feita entre as pacientes aqui do Centro de Saúde que aguardam pelo procedimento, mas futuramente, com o equipamento funcionando na capacidade total, o mamógrafo atenderá outras pacientes da rede pública”, explica a diretora do Centro de Saúde e enfermeira, Érica Wendling.
A unidade se prepara também para designar um dia por semana para pacientes com necessidades especiais. “É um cuidado a mais que estamos planejando com o apoio da chefia da unidade, para que possamos oferecer um atendimento diferenciado a pessoas com problemas de locomoção, equilíbrio ou outras necessidades especiais. Temos aqui uma equipe com profissionais qualificadas, com experiência na realização de mamografia e que foram treinadas para operar este equipamento, que tem uma tecnologia nova”, explica a responsável pelo setor Marilice de Araújo Silva Valverde, que ingressou no serviço público como técnica em radiologia, há mais de 20 anos trabalha com mamografia, e tem mestrado em radioproteção e dosimetria.
“É um equipamento digital, com qualidade de imagem diferenciada, que possibilita fazemos todo o processo de exame de forma mais ágil e com mais qualidade”, considera a radiologista Camila da Motta Alves Barros.  O equipamento substitui o antigo mamógrafo que havia sido instalado em 1988 e funcionou por 32 anos no local.
Atualmente, os exames de mamografia pela rede pública podem ser feitos também no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e na Clínica Berger, que tem convênio com o município para a realização mensal de 800 mamografias.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).