Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento acontece em Itaipava

De 19 a 22 de maio acontece o I Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento, um dos maiores encontros de autoconhecimento e espiritualidade do Brasil. A expectativa é de que o evento receba oito mil pessoas nos quatro dias de evento, movimentando cerca de R$ 2 milhões no período. Além da rede hoteleira, o comércio local, bares e restaurantes também serão impactados não só pelos petropolitanos que vão prestigiar o evento, mas principalmente por turistas de várias partes do Brasil que estão vindo a Petrópolis especialmente para o festival e vão aproveitar a estada também para passear.

“Noventa por cento do público do festival é de fora de Petrópolis. Ou seja, teremos muitos turistas na cidade, o que vai movimentar bastante o município, aquecendo vários setores. É um público que vai consumir na cidade. Temos orgulho em participar deste momento de retomada do turismo em Petrópolis depois de duas tragédias. Nosso objetivo é que este festival também entre para o calendário oficial de eventos da Prefeitura para que todos os anos possamos celebrar o autoconhecimento, a espiritualidade e a diversidade cultural”, explicou Rodrigo Ribas, diretor do Instituto Vishva Vidya, instituição organizadora do evento.

O evento traz aulas, palestras e práticas de meditação e yoga com professores renomados do Brasil e de várias partes do mundo como Índia e Portugal. Além disso, haverá apresentações culturais indianas e de povos originários, rodas de conversa, curso e culinária típica. Ter contato com a maior comunidade espiritual Indiana do Brasil e acesso ao conhecimento que não está nos livros, receber a força de mantras e orações e celebrar a passagem por este momento histórico de união cultural e espiritual com música, dança, alegria e ensinamentos são alguns dos motivos para prestigiar o I Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento, que vai contar com atrações para toda a família.

Para o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, é uma oportunidade única de experienciar um conhecimento ancestral, que vem da Índia, da Tradição Védica, de onde vem o yoga, os mantras e a meditação. “O Festival vai contar com diversas atrações para todos os tipos de mente, de coração, com vários professores internacionais de Vedanta e também com lideranças de outros grupos espirituais que neste momento unem forças para o bem da humanidade. Toda espiritualidade disponível no mundo é uma coisa só”, declarou Masetti.

O I Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento é uma iniciativa do Instituto Vishva Vidya, em parceria com o Consulado Geral da Índia, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis por meio da Turispetro.

Programação 

Durante os quatro dias, o festival vai reunir diversas lideranças e nomes expoentes da cultura védica e de povos originários nacionais e internacionais, além de convidados especiais. Destaque para os professores de Vedanta Jonas Masetti, professor Paulo, professora Tilaka, e a professora Glória Arieira, precursora de Vedanta no Brasil.

O evento também vai receber o índio americano Vernon Foster, ativista em manter as tradições da cultura indígena norte-americana. Vernon usa métodos de cura indígena ancestral transmitida de xamã e xamã há séculos.

Um dos destaques do primeiro dia do evento é a conversa entre o professor Jonas Masetti e o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, no painel “O papel da espiritualidade para os novos rumos da sociedade”. A programação é diversificada para que o visitante possa passar o dia todo no evento.

A abertura oficial também acontece na quinta-feira, dia 19, às 13h, com a presença de autoridades municipais, de lideranças dos povos originários, incluindo os de matriz africana, povos indígenas da Amazônia e de outras partes do Brasil e do mundo.

O segundo e terceiro dias estão mais voltados para a diversidade de culturas, conhecimentos e aprendizados. As atividades começam de manhã, com uma prática meditativa ancestral chamada Homma, feita pelos brahmanes da Índia. Depois tem prática de yoga e uma aula de Vedanta aberta a todos. Logo depois, será dado início às festividades com as apresentações culturais.

O Festival também celebra o aniversário de oito anos do Instituto Vishva Vidya em Petrópolis. “Serão momentos que tenho certeza que ficarão gravados no coração de todos”, finaliza o professor Jonas. Para conferir a programação completa e fazer a sua inscrição entre em  http://festival.vedantalife.com/ ou no Instagram oficial do evento @festivaldevedanta.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).