Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Rio Piabanha pede ajuda

Foto: Gisele Oliveira

O rio de Petrópolis está cada vez mais poluído. A necessidade de atenção e cuidado com o meio ambiente é cada vez maior.

A região de Petrópolis, assim como ocorre com a maioria das cidades brasileiras, sofre com as consequências da poluição hídrica. Avalia-se que boa parte da população da cidade não tenha água encanada ou mesmo sistema de coleta de esgoto.

O rio mais famoso de Petrópolis tem seu nome em homenagem a uma espécie de peixe que já não sobrevive mais em suas águas. No passado, quando o Piabanha não sofria com a poluição, o peixe era facilmente encontrado.

Moradores da cidade lembram-se da infância, quando o Piabanha era limpo e servia como fonte de diversão. “Quando eu tinha 12 anos sempre tomava banho no rio Piabanha. Eu e meus amigos nos divertíamos muito. Hoje vejo o Piabanha poluído e lamento pelas crianças, pois não poderão aproveitá-lo para brincar, como eu fiz durante a minha infância” conta a dona de casa Maria dos Anjos, hoje com 64 anos.

O rio apresenta um elevado índice de poluição. Esgotos, rejeitos químicos de indústrias instaladas em suas margens, sem falar nos rios Palatino e Quitandinha, extremamente poluídos, que desembocam no Piabanha, acabam facilitando o aumento de contaminação.

Dentre os problemas ambientais que afetam a qualidade das águas da região, destacam-se, predominantemente, a poluição industrial e ao esgotamento sanitário das residências.

A prefeitura de Petrópolis, através da assessoria de comunicação, disse que a secretaria do meio ambiente possui projetos de limpeza dos rios, inclusive de dragagem, que é realizada rotineiramente pela Secretaria de Obras e também pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), além dos projetos voltados ao Meio Ambiente.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, atualmente as residências poluem mais os rios do que as indústrias. “Com nosso trabalho de conscientização da população esperamos que isso mude. Temos realizado parcerias com a Secretaria de Educação, onde ensinamos a importância do meio ambiente para os alunos. O Instituto Estadual do Ambiente (INEA),  tem sido nosso grande parceiro na defesa do meio ambiente”, explicou Luis Eduardo Peixoto, secretário de Meio Ambiente.

A prefeitura lembra a população que as denúncias ajudam no combate à poluição. Para denunciar qualquer tipo de poluição, ou mesmo degradação do meio ambiente, entre em contato através do telefone: (24) 2246-5772.

Aprenda como evitar a poluição dos rios:

  1. Não jogue lixo nas encostas ou nas águas dos rios.
  2. Não canalize esgoto diretamente para os rios.
  3. Observe se indústrias estão poluindo os rios e avise as autoridades da cidade.

Um Comentário

  1. Excelente Gisele. Se cada um fizer a sua parte o meio ambiente irá agradecer.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).