Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

ONG Projeto Água inaugura Jardim das Cerejeiras, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Associação Nikkei de Petrópolis

No último dia 16 de março, data de comemoração dos 181 anos de Petrópolis, a ONG Projeto Água, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação Nikkei de Petrópolis, inaugurou seu 17º programa ambiental, “ O Jardim de Cerejeiras”, no espaço denominado Fazenda Projeto Água, sede da instituição em Secretário.

O programa, que une esforços em prol da preservação ambiental e da promoção da cultura japonesa, representa um marco significativo para a comunidade local. O Jardim de Cerejeiras foi concebido como um espaço de beleza natural e contemplação, onde os visitantes poderão desfrutar da exuberância das cerejeiras em flor, símbolo de renovação e esperança. Localizado em uma área estratégica da cidade, o jardim será aberto ao público e oferecerá um ambiente tranquilo e harmonioso para todos os que desejam se conectar com a natureza.

A parceria entre o Projeto Água, a Secretaria de Meio Ambiente e a Associação Nikkei de Petrópolis reflete o compromisso conjunto com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. A iniciativa visa não apenas embelezar a cidade, mas também conscientizar a população sobre a importância da conservação da natureza e da biodiversidade.

A inauguração do Jardim de Cerejeiras, coordenada por Sylvia Reis Firmeza, responsável pelos programas ambientais implantados na Fazenda Projeto Água, contou ainda com o plantio de 70 mudas de cerejeiras no entorno do primeiro lago da fazenda. De acordo com o ciclo, as cerejeiras que foram plantadas no dia 16 de março de 2024 irão crescer e florescer em 5 anos.

“As cerejeiras têm um ciclo de vida interessante. Elas geralmente levam de 3 a 5 anos para crescer e atingir a maturidade. Uma vez maduras, as cerejeiras florescem anualmente durante a primavera, geralmente por um período de 1 a 2 semanas. Durante esse período, as cerejeiras produzem belas e delicadas flores de cerejeira, um espetáculo natural muito apreciado em várias culturas. Após a floração, as cerejeiras produzem frutos que amadurecem ao longo do tempo, dependendo da variedade da árvore. Quando as cerejeiras estiverem florescendo, faremos algo ao público, algo típico como no Japão. Essa é a nossa ideia”, explica Sylvia.

A ONG Projeto Água foi fundada em 2004 pela Carbografite Equipamentos Industriais LTDA, com a missão de conscientizar e instruir a população em geral sobre a importância de preservar, economizar e recuperar a água, através do exercício da educação ambiental, de modo a assegurar para atual e futuras gerações a disponibilidade de água doce e limpa no planeta. A ONG tem em sua sede, desde a fundação, 16 programas ambientais implantados, uma floresta nativa reconstruída e milhares de pessoas envolvidas na causa ambiental.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).