Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cultura & Lazer

14º Sarau da Confraria acontece nesta quarta no Estúdio S de música

A Confraria da Poesia Informal, intimamente chamada de CPI por seus participantes, realiza nesta quarta-feira (24), às 19h, no Estúdio S de Música (Rua Quissamã, 120), o 14º Sarau. A entrada é gratuita.

Com evento intitulado por “Aldeia confraria”, as reflexões estampadas nos varais de poesia e nas diversas exposições farão uma alusão aos infelizes episódios vivenciados pelos índios na Aldeia Maracanã e ao total desrespeito que ronda essa realidade em todo o Brasil.

Fundado em agosto de 2011 pela poetisa, pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, o grupo conta com mais de 250 membros, espalhados por todo o Brasil, com alguns no exterior. Seu blog já atingiu a marca dos 130 mil acessos.

Os desafios se dão com o lançamento de temáticas no grupo estabelecido e fechado no Facebook. A partir do tema, membros de todo o país publicam suas poesias em diferentes linguagens. As poesias dos desafios é que alimentam o blog, já conhecido entre leitores de poesia, pela diversidade de poetas e estilos que apresenta.

O evento que é gratuito também conta com a parte musical. Para esse evento, quem sobe a Serra é a banda carioca “Os Mayas”, com seu som arrojado, autoral, de estilo muito próprio.

Exposições também colorem o evento. Vários expositores, além do Grupo Tomate Seco, que reúne poetas em torno de uma literatura urbana.

A Confraria da Poesia Informal se dedica, além da realização de seus eventos mensais, à participação e exposição em outros projetos e festivais, e se mobiliza para um voo maior: o lançamento de sua 1ª Antologia na Bienal do Rio de Janeiro, no segundo semestre.

Para Catarina Maul, também presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni (biênio 2013 e 2014), a informalidade da Confraria é o que comove e agrega, pois protegidos pela condição do próprio grupo do projeto, os poetas chegam, declamam, expõem suas criações, sem medo do crivo, do julgamento.

Os saraus têm uma dinâmica diversificada, através de declamações, microfone aberto, varais poéticos, além de música e performances teatrais, quando aparecem voluntários dessa área.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).