Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Petropolitana lança livro infantil com personagem inspirada em sua filha

Uma das belezas da arte da escrita é a possibilidade de criar universos e personagens únicos, conforme sua vontade e imaginação. E também da necessidade. A necessidade de mais representatividade, de personagens com características físicas e personalidades diferentes dos clássicos infantis, de trabalhar temas mais atuais… Então, por que não criar novas histórias? Por que não se inspirar na sua própria filha? Foi assim que nasceu “Preta de Café”, da jornalista e escritora Priscila Pires.

“Eu escrevo contos desde criança, dos mais variados temas, mas comecei a criar para crianças quando comecei a contar histórias para minha filha Raffaela. Eu sentia falta de uma representatividade justa dentro dos clássicos, então, comecei a criar nossas próprias histórias. Quis colocar uma personagem que tivesse características físicas e traços da personalidade parecidos com os dela num lugar de protagonismo, então surgiu a Preta de Café. Durante tanto tempo Branca de Neve foi e ainda é uma referência dentro dos contos clássicos, Preta de Café chega com a intenção de enaltecer outros traços de beleza também, de acolher outros traços de personalidade que refletem valores da geração atual: sororidade, independência, empatia… Preta de Café traz uma proposta de representatividade e acolhimento, e felizmente eu tenho recebido uma resposta muito positiva em relação a isso”, conta Priscila.

Raffaela, filha de Priscila, que inspirou a criação da protagonista / Foto: arquivo pessoal Pri Pires

Inicialmente a história havia sido publicada na forma de conto numa rede social, quando sua amiga Anna Catharina Miranda, que já trabalhava no ramo editorial, leu, gostou e perguntou se Priscila tinha interesse em transforma-la num livro. “Eu aceitei, mas diversos acontecimentos (entre eles, a pandemia) impediram o desenvolvimento desse projeto naquele momento. Alguns anos depois, a minha amiga Eduardha Fecher quis ilustrar a minha história e isso reacendeu o desejo de prosseguir com o projeto. A Anna, que já estava trabalhando na Helvetia, uma editora suíço-brasileira, apresentou a proposta que felizmente foi aprovada! Depois ainda tivemos o prazer de contar a colaboração da queridíssima professora Jaqueline Moreira na revisão final de texto. Um trabalho em equipe de mulheres que admiro muito!”, lembra.

Através da editora, “Preta de Café” foi exposto no último Salão do Livro de Genebra.

Jannini Rosa, da editora Helvetia, no Salão de Genebra com o livro “Preta de Café” / Foto: arquivo pessoal

Priscila continua criando novas histórias, explorando sua criatividade, e não descarta uma continuação para a história. Você pode adquirir “Preta de Café” através do site da editora Helvetia (https://helvetiaeditions.com/produto/preta-de-cafe/) ou pelo perfil @prisilvapires.

No dia 6 de abril acontece o lançamento do livro, às 14h, na Casa de Cultura Afro Serra, que fica na Vila São Judas Tadeu, 147 – Mosela.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).