Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cultura & Lazer

Servidores do Museu fazem paralisação no Dia Nacional de Luta da Cultura

Foto: Ana Clara Silveira

Os servidores do Museu Imperial decidiram fazer uma paralisação de 24 horas, na próxima terça-feira (29), Dia Nacional de Luta da Cultura, aderindo ao movimento nacional do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sintrasef), e da Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Museus (ASBRAM ). Na ocasião, o prédio principal e o jardim do Museu Imperial estarão fechados ao público.

Entre as reivindicações dos servidores da Cultura estão a luta pela preservação do patrimônio e a participação nas decisões das políticas públicas do Ministério da Cultura. A classe considera que diante da atual conjuntura em que se encontram inúmeros órgãos, com o pouco recurso disponibilizado para o MinC e o reduzido número de servidores, além do cancelamento de novo concurso público, o patrimônio público cultural está em risco.

A pauta unificada do Sintrasef propõe entre outras reivindicações, a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, regulamentação de negociação coletiva e diretrizes do plano de carreira.

Comungando da preocupação com a precariedade em que se encontra a Cultura no país, incluindo a da nossa instituição, os funcionários do Museu Imperial optaram por aderir ao movimento.

O Museu Imperial recebe anualmente cerca de 330 mil visitantes, entre turistas, pesquisadores, frequentadores do jardim e estudantes de escolas públicas e privadas. A preservação, o conhecimento e a divulgação dos bens culturais da instituição devem-se ao trabalho de gerações de servidores federais, hoje reduzidos em seu efetivo a 39 servidores para cuidar do acervo de aproximadamente 200 mil documentos textuais, 55  mil itens bibliográficos, 16 mil documentos iconográficos, 2 mil documentos cartográficos e 7.800 objetos museológicos, além de 11 imóveis, incluindo o Palácio e outras edificações. Cabe esclarecer que deste efetivo de apenas 39 servidores, 30% estão em processo de aposentadoria e não há previsão para abertura de concurso público.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).