Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cultura & Lazer

Festa do chocolate movimenta economia da cidade em mais de R$ 40 mil

Foto: Marianne Wilbert

A Festa do Chocolate, que aconteceu na semana passada, no Palácio de Cristal, registrou sucesso de público e movimentou a economia da cidade. O evento contou com a presença de milhares de pessoas, entre moradores, turistas e visitantes, que aproveitaram o feriadão da Semana Santa, Tiradentes e de São Jorge, para experimentar as delícias fabricadas pelos artesãos de chocolates da cidade. Estima-se que os comerciantes faturaram cerca de R$ 40 mil, movimento superior ao do Natal.

Durantes os dias de festa o Centro de Informação Turística (CIT) do Palácio de Cristal registrou atendimentos a turistas vindos de diversos estados brasileiros, entre eles: RS, SC, PR, ES, SP, MG, MT, GO, BA, MA, CE e AM. Também prestigiaram o evento pessoas de outros países, como Argentina, México, Uruguai, Estados Unidos, Angola, Colômbia, França e
Inglaterra.

A Festa do Chocolate também movimentou o setor hoteleiro. A ocupação atingiu a taxa média de 99,92% no 1º Distrito e arredores durante a Semana Santa e o Dia de Tiradentes; nos distritos de Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse, a taxa média ficou em 97,41% – a média total da cidade foi de 98,66%. Entre os dias 21 e 23 de abril a taxa média do 1º
Distrito ficou em 55,43%, enquanto que nos demais distritos foi de 54,27% – a média total da cidade foi de 54,85%.

Pablo Ázara, que comercializou pastéis comemorou as vendas.  “O movimento bom, os turistas elogiavam bastante a decoração e os serviços. Não havia demora nos atendimentos, então todos foram bem servidos. Foi satisfatório o resultado financeiro e publicitário”, afirmou. “Foi ótimo. Tivemos grande número de turistas e a festa fechou com chave de ouro”, disse
Arlinda Alves Correa, que há 11 anos trabalha com sorvetes e levou seu produto para uma das barracas da Festa do Chocolate.

Entre os turistas que curtiram a Festa do Chocolate estava um grupo da cidade de Buritana, interior de São Paulo. “A região é muito linda, estamos aproveitando bastante, a cidade é maravilhosa e pretendemos voltar”, declara Ana Caroline Casarin. Já a petropolitana Maria Ângela fez questão de trazer a amiga carioca Maria Vilma: “A festa está linda, muito alegre e já estamos aproveitando desde cedo”, disse.

A Festa do Chocolate também foi aberta para mais de 40 crianças da comunidade do Atílio Marotti que estiveram no Palácio de Cristal para assistir ao espetáculo infantil.

Outro ponto alto do evento, que superou o sucesso das edições de 2006, 2007 e 2008, foi a decoração com material reciclável. Para a confecção dos coelhos gigantes, das árvores e cestas de ovos e da Casa do Coelho, projetados pela artesã Rafaela Ambrósio, foram reaproveitados mais de sete mil garrafas pets recolhidas pelo Projeto Recicla, promovido pela Secretaria de Educação nas escolas municipais.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).