Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Prorrogadas as inscrições para projeto cultural Reconstruindo Memórias

A primeira série de atividades do projeto cultural Reconstruindo Memórias tem início no dia 27 de agosto, no Colégio Estadual Dom Pedro II – CENIP. Na ocasião, será ministrada uma oficina de audiovisual e memória. O objetivo é reconstruir algumas das memórias da cidade e preservá-las por meio de registros audiovisuais. As inscrições para participar do projeto foram abertas no último dia 25 e seguem até a véspera do início das aulas.

O trabalho surge da observação e convicção de que a memória é o maior patrimônio que o ser humano possui e que a ferramenta do audiovisual pode contribuir para que ela seja recriada de forma viva e pulsante por meio dos registros capturados. As ações serão realizadas com atividades teóricas, práticas e reflexivas, onde as principais discussões são identidade social e memória, tanto individual como coletiva.

No conjunto de ações que serão desenvolvidas estão workshops para professores, oficinas e a produção de registros audiovisuais. “Ao longo das oficinas serão realizadas pesquisas iconográficas a partir das histórias compartilhadas entre os participantes, objetivando a construção de uma memória coletiva”, pontua Aline Castella que é uma das oficineiras do projeto.

Em outubro serão oferecidos workshops para professores das redes municipais, estaduais e particulares. Eles irão acontecer nos dias 8, 22 e 29, com turnos de 9h às 12h e de 14h às 17h. As atividades serão conduzidas por profissionais que se destacam no cenário cultural e educacional da cidade.

Este é o primeiro projeto do segmento de audiovisual do município, que foi aprovado pelo Conselho de Cultura e, segundo Aline. para o sucesso da atividade é importante o apoio dos moradores da cidade. “Para que o projeto aconteça e permaneça é muito importante a mobilização da classe artística, outros segmentos culturais e comunidade escolar no sentido de divulgar e participar ativamente desta oportunidade de recontar a história petropolitana”, completa a artista.

As atividades serão gratuitas e estão abertas ao público em geral, a partir dos 15 anos. Os interessados em participar devem se inscrever no Perfil “Reconstruindo Memórias” no Facebook ou na gerência do Centro de Cultura Raul de Leoni. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail  [email protected]

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).