Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

“A arte da felicidade” é tema de palestra na Casa de Cláudio de Souza

Na próxima quinta-feira (23), a Casa de Cláudio de Souza recebe a palestra “A arte da felicidade”, às 19h30. O encontro abordará como podemos lidar com nossa mente de uma forma saudável e lúcida, o karma, os hábitos, como construímos a realidade, a paisagem externa e ​interna e como podemos ir além e agirmos de forma livre e aberta. O palestrante Miguel Berredo conduzirá uma meditação e detalhará a prática.​

“A cada momento, sem nos darmos conta, nossa mente determina nosso sofrimento ou nossa felicidade. Estamos escolhendo o tempo todo e nossa boa ou má intenção ao agirmos, pensarmos ou falarmos, nos trará os resultados correspondentes”, diz Miguel.

O mestre budista tibetano Chagdud Rinpoche, que veio morar no Brasil em 1996 e ​fundou​ o Templo Khadro Ling, em Três Coroas, Rio Grande do Sul, nos lembra: “A mente é a fonte de nosso sofrimento e da nossa felicidade. Pode ser usada positivamente para criar benefícios ou negativamente para fazer o mal. Embora a natureza fundamental de todos os seres seja a pureza sem começo e sem fim – o que chamamos de natureza búdica, nós não a reconhecemos. Por outro lado, somos controlados por caprichos da mente comum que nos leva para cima e para baixo, de um lado para o outro, produzindo pensamentos bons e maus, prazerosos e dolorosos. Enquanto isso, nós plantamos sementes com cada pensamento, palavra e ação. Assim como a semente de uma planta venenosa produz frutos venenosos, e o de uma planta medicinal, frutos que curam, as ações prejudiciais causam sofrimento e ações benéficas alegria”.

Miguel Berredo  é estudioso do budismo e meditação há 25 anos. Foi residente em tempo integral, por cinco anos, no Centro de Estudos Budistas Bodisatva, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou como coordenador de Comunicação. É editor do site “Bodisatva – Um Olhar Budista” e coordenador das redes sociais do Centro de Cultura Tibetana, Espaço Shiva e Shiva Ashram Brasil.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).