Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Petropolitano lança livro com cartas de Frei Betto a Alceu Amoroso Lima

Após o lançamento do livro “Correspondência de Carlos Drummond de Andrade & Alceu Amoroso Lima”, o professor Leandro Garcia lança mais uma obra, desta vez, com cartas de presos políticos e religiosos durante o Regime Militar brasileiro. “Cartas de Esperança” será lançado na próxima quarta-feira (17), às 19h, na Fase, durante um debate com Leonardo Boff.

Leandro decidiu escrever esta obra motivado pelos 50 anos do Golpe de 64, abordando temas como: as relações da Igreja Católica e o Regime Militar; padres, seminaristas e bispos que foram presos e alguns torturados; relato de torturas com presos políticos; detalhes destes processos e os envolvidos; o início da Teologia da Libertação no Brasil e a renovação teológica no Brasil a partir do Concílio Vaticano II.

Os desmandos e atentados aos direitos humanos nos calabouços da Ditadura são relatados através de cartas escritas pelo escritor e frade católico Frei Betto, quando este esteve preso no Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) de São Paulo, entre 1969-1970. “Estas cartas trazem um relato inédito e minucioso da vida dos presos políticos e religiosos nos porões do Regime, bem como uma espécie de ‘tipologia’ de tortura específica a estes presos, explica Leandro.

Garcia começou seus estudos sobre Alceu no início do doutorado, na PUC-Rio, em 2005. Desde então, dedica-se inteiramente a pesquisar o seu arquivo, especialmente o acervo de cartas, um dos maiores do Brasil, e que está disponível no Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), localizado na rua Mosela 289. Ele pretende ainda lançar um terceiro livro com correspondências de Amoroso Lima. “Lançarei a correspondência entre o mesmo Alceu e Mário de Andrade, num total de 54 cartas inéditas. Com este livro, termino a trilogia epistolar de Alceu que programei para este ano de 2015”, anuncia.

O livro foi publicado pela Ed. Vozes, e já está à venda nas livrarias da editora, na rua do Imperador e ao lado da Igreja do Sagrado.

Mais em:

Petropolitano lança livro que reúne correspondências entre Drummond e Alceu Amoroso Lima

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).