Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cultura & Lazer

Conheça os vencedores do Prêmio Maestro Guerra-Peixe

Nesta última quinta-feira (17) foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, no Castelo de Itaipava, que premiou artistas, produtores e atrações culturais que se destacaram em 2015, em 11 categorias: artes visuais, audiovisual, comunicação, dança, literatura, música erudita, música popular, produção cultural, teatro e prêmio especial, além do prêmio “Notório Reconhecimento” – que, neste ano, foi para o escritor Aguinaldo Silva.

Durante a cerimônia foi feita uma homenagem póstuma ao educador Nilton São Thiago, que faleceu em 2015. O professor dedicou sua vida à causa da educação e, por quatro décadas, manteve o Colégio Opção, que trouxe um ensino de excelência, fomentando a cultura na cidade. O procurador-geral do município e filho do educador, Marcus São Thiago, agradeceu a homenagem. “Este é o reconhecimento sincero de que a passagem dele pela terra foi profícua para o desenvolvimento da cultura e da educação”, destacou.

Sobre o Maestro César Guerra-Peixe

De ascendência portuguesa, o maestro César Guerra-Peixe nasceu em 1914, em Petrópolis. Aos sete anos já tocava bandolim. Após os estudos de teoria e solfejo vieram outros instrumentos, como o violino e sua verdadeira vocação como compositor. Estudou na Escola de Música Santa Cecília – onde mais tarde viria a lecionar violino como professor assistente – e depois completou seus estudos no Rio de Janeiro, tornando-se  professor e violinista da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC. Autor de uma vasta obra,  consagrado como um dos maiores músicos brasileiros, compôs trilhas sonoras para filmes, bem como trabalhos no campo da MPB, fazendo arranjos sinfônicos para músicas de Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Tom Jobim.

Confira os vencedores:

Prêmio Artes Visuais: Zé Filho – Exposição “Nada se perde, tudo se recicla”

Audiovisual: Gregori Bastos – produções audiovisuais

Comunicação: Silvana Coelho – Programa Viver Bem – TV Vila Imperial

Dança: Giovane Silva – espetáculo “Nunca deixe de tentar”

Literatura: Leandro Garcia – livro “Cartas de esperança em tempos de ditadura”

Música erudita: Daniel Burlet – apresentação no Concerto ao Meio-Dia no Festival de Inverno da Dell’Arte

Música popular: Rodrigo D’Ávila, por sua atuação em 2015

Produção cultural: SESI Cultural

Teatro: Musical “Ópera Insânia”

Categoria Especial: Casa Lygia Bojunga – projeto “Paiol de Histórias”

Notório reconhecimento: Aguinaldo Silva – dramaturgo, escritor e autor de novelas

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).