Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Museu Casa de Santos Dumont promove visitação gratuita neste domingo

Em comemoração aos 142 anos de Santos Dumont, nascido em 20 de julho de 1873, o Museu Casa de Santos Dumont promoverá visitação gratuita neste domingo (19). Os visitantes poderão conhecer a famosa “Encantada” e serão recepcionados pelo ator Sylvio Costa Filho, caracterizado de Santos Dumont. A comemoração é promovida pela Fundação de Cultura e Turismo, e inclui outras atividades a partir das 10h.

Santos Dumont foi o inventor do primeiro veículo mais pesado que o ar capaz de alçar voo com propulsão própria: o lendário 14-Bis. Personagem ilustre da história do Brasil, construiu sua residência de veraneio na cidade de Petrópolis, que veio a se tornar museu sobre sua vida e obra em 1956. Em 2014, o local recebeu 175.035 visitantes, e até junho desse ano 92.632 pessoas já passaram por lá.

O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro – o primeiro com aquecimento a álcool do mundo – e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só pode ser acessada começando com o pé direito. Os visitantes também podem ver de perto o chapéu de abas caídas do inventor, a luminária em formato de balão e com o brasão imperial na frente que foi presente da Princesa Isabel, a planta original da casa, dentre outras coisas.

Confira a programação:

10h – Solenidade de abertura, com a presença da presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira, com deposição de flores diante do busto de Santos Dumont, em frente ao museu, e a execução dos hinos Nacional e de Petrópolis por banda marcial.

10h30 – Tradicional “Parabéns pra Você”, com bolo sendo oferecido aos presentes no Centro Cultural 14 Bis (anexo ao museu).

Até as 17h – Visitação guiada ao museu e ao Centro Cultural 14 Bis, onde o público também assiste a um filme com duração de 12 minutos, protagonizado pelo mesmo ator que estará entre os presentes no início da programação, Sylvio Costa Filho. No filme, “A Encantada”, Santos Dumont dá as boas-vindas aos visitantes e fala sobre seu sonhos, inventos e a construção da casa.

 

 

Mais em:

[História] A sexualidade controversa de Santos Dumont

Cinco fatos curiosos sobre a Casa de Santos Dumont

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).