Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Ambiente

Município assina convênio para recuperação e conservação de áreas do Brejal e Taquaril

Nesta semana, o prefeito Rubens Bomtempo e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, Leonardo Faver, assinaram um convênio com a Associação Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e a Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH) para a captação de recursos visando a recuperação e conservação ambiental de 60 hectares no quinto distrito, nas áreas do Brejal e Taquaril. A parceria foi selada após projeto elaborado pelo município ter ficado em primeiro lugar, dentre as 184 propostas apresentadas em toda a Região Sudeste. Ele garantirá aos produtores rurais dessas áreas acesso a recursos do Fundo de Conservação Ambiental. A ideia é estimular que os próprios produtores promovam a preservação do meio ambiente em suas propriedades.

Para receber os recursos, os produtores rurais deverão ser selecionados seguindo critérios de lei municipal (a ser criada pela Prefeitura). “Nenhuma política pública remunerava o produtor que preservava os mananciais e as áreas florestais. É um passo novo e importante. Um estímulo real para que o produtor possa preservar”, comemorou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, Leonardo Faver. O secretário de Meio Ambiente, Almir Schimidt também participou da assinatura do convênio e destacou as parcerias e o trabalho realizado pelos institutos ambientais.

O diretor executivo da AGEVAP, André Luis de Paula Marques, destacou o empenho do município em participar do programa. “Sabemos das dificuldades na elaboração desses projetos, e Petrópolis se destacou, ficando em primeiro lugar. Está de parabéns”. Para a coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), Thaís Rodrigues Corral, a iniciativa revela o pioneirismo do município. “O pagamento pelos serviços ambientais é um mecanismo novo e Petrópolis, mais uma vez, será pioneiro”, destacou.

O presidente do Comitê Piabanha, Paulo Leite, também participou da solenidade e falou sobre a importância da conservação ambiental na região do quinto distrito. “Petrópolis está dando um passo importante, especialmente se pensarmos que são localidades que já contam com áreas de preservação, como a Pedra do Elefante, no Taquaril, por exemplo”. O projeto tem validade de dois anos e deve beneficiar em torno de 30 produtores rurais do Taquaril e Brejal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).