Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Moda

Estilista Ronaldo Fraga apresenta cases de sucesso na abertura do Costura Rio

Nesta última quarta-feira (26), o Theatro Dom Pedro recebeu o estilista Ronaldo Fraga para a abertura da segunda edição do Costura Rio. Considerado um dos principais nomes do ramo da moda, Fraga ministrou uma palestra para mais de 400 pessoas, entre empresários do setor e estudantes do setor de moda, além de representantes das instituições realizadoras do evento.

Na ocasião, ele traçou um paralelo entre a moda e a contemporaneidade, abordou questões relativas aos problemas vivenciados pelo setor em todo o país e apresentou cases de sucesso de diferentes pontos do país.  

Presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Petrópolis (Sindcon) e vice-presidente da Representação Regional da Firjan na Região Serrana, Addison Meneses acredita que a feira se tornará uma referência no país. “Petrópolis possui o principal polo de modas do Rio e um dos principais do país. Mais de 25 mil pessoas atuam direta ou indiretamente e temos mais de 600 empresas formais atuando neste setor no município. Não há melhor lugar para uma feira como esta. O Costura Rio passará de uma ideia promissora a um grande evento do setor”, destacou.

O Costura Rio reúne fornecedores de matéria-prima e equipamentos, prestadores de serviços e profissionais da área de tecnologia para apresentar as novidades do setor e criar um ambiente favorável aos negócios. Na primeira edição mais de R$ 80 milhões foram movimentados em transações comerciais no decorrer do ano.

Promovido pelo Sindcon e a Prefeitura de Petrópolis, em parceria com o Sistema FIRJAN e Sebrae, o evento é inspirado nos moldes de grandes feiras nacionais, como a Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil em Blumenau (SC). Nos 30 estandes e 840 metros quadrados de feira, além da apresentação de equipamentos, profissionais da área vão compartilhar suas experiências de sucesso com os visitantes da feira em seminários de negócios, palestras, oficinas e workshops, a fim de impulsionar ainda mais as atividades do setor.

A gerente do Sebrae em Petrópolis, Claudia Pacheco, acredita que a feira é fruto do apoio dos empresários que acreditam nas ações e tem participado para consolidação de novos negócios do setor no município. “Este é um setor importante para a geração de empregos e desenvolvimento da cidade. Passamos por um momento favorável e que pode fortalecer nossos polos de moda e auxiliar a geração de negócios”, explicou.

Programação tem palestras, workshops e feira de negócios

O segundo dia da Costura Rio vai garantir uma programação diversificada de palestras, workshops e oficinas, além da rodada de negócios. A programação é gratuita e aberta ao público, que pode fazer o credenciamento na hora.

Um dos destaques do dia está a palestra “Técnica de Moulage e ramificações nos métodos de costura, qualidade e aparelhos”. A equipe técnica do SENAI apresentará a Moulage, técnica francesa de modelagem tridimensional aplicada diretamente no manequim, que permite visualizar o produto enquanto é modelado. A organização do posto de trabalho, métodos de costura e aparelhos acessórios que auxiliam no processo de produção e na qualidade da peça também serão temas abordados pela equipe.

A programação segue até o sábado (29), no 2º piso Hipershopping ABC, no Alto da Serra. Toda a programação será aberta ao público e tem entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento: www.costurario.com.br.

Confira a programação:

Sexta-feira, 28/08:

15h – Pequenas Unidades de Produção Inteligente – Aplicando Lean Thinking na Indústria de Confecção

Palestrante: Luiz Cláudio de Almeida Leão – Senai CETIQT

16h – Mais inspiração menos transpiração na criação de moda

Palestrante: Fernanda Macário – Audaces

18h – Técnica de Moulage e Ramificação nos Métodos de Costura, Qualidade e Aparelhos

Palestrante: Claudinéia Ferraz – Senai/Sistema Firjan

20h – Acesso a Serviços Financeiros para Micro e Pequenas Empresas

Palestrante: Taniara Castro – Sebrae

Sábado, 29/08:

15h – Gestão Comercial

Palestrante: Luciano Bender – Sebrae

16h – Obtendo Produtividade e Qualidade Com os Métodos Inteligentes de Costura

Palestrante: Gladis Malizia Leda – Senai CETIQT

17h – Sala de corte automatizada – como diminuir custos e aumentar a produtividade com o retorno de investimento a curto prazo

Palestrante: Rodrigo Costa – Audaces

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).