Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

“Canta Petrópolis” passará a contemplar mais escolas no próximo ano

Em 2016, mais escolas serão contempladas pelo Programa Canta Petrópolis. “O canto coral é a atividade musical que possibilita termos maior número de alunos envolvidos com menor estrutura, ou seja, com menor custo. Neste ano de crise conseguimos chegar a 1200 alunos em 36 escolas do município. A meta é chegar a 2 mil crianças, no ano que vem, em 50 escolas”, afirma o coordenador do Canta Petrópolis, maestro Leonardo Randolfo, ressaltando ainda, o esforço do governo municipal em manter o Programa Canta Petrópolis – o maior da categoria no país, num ano de crise como este.

Durante reunião com as diretoras das escolas do município, a coordenação e a Secretaria de Educação, Randolfo demonstrou a evolução quantitativa e qualitativa do programa através dos números, numa retrospectiva desde 2011. Em 2013 o “Canta” foi definitivamente abraçado pela administração municipal, com extensão para 20 escolas e, posteriormente, 36 unidades em 2015. Estão previstas mais quatro e ainda dez da Educação Integral para 2016. Atualmente a média de alunos por coral é de 30 e o objetivo é aumentar para 40. O Canta Petrópolis funciona através de regentes aprendizes (indicados pelos regentes dos renomados corais da cidade), que organizam os corais nas escolas públicas do município através da multiplicação da metodologia do programa. As vagas são disponibilizadas e preenchidas por adesão. Através de visitas periódicas da equipe, sem agendamento, é feita a fiscalização do trabalho nas escolas.

O repertório vai desde o folclore até as músicas natalinas, passando pela MPB, com mais de 20 canções trabalhadas. A Thema Soluções Artísticas realiza o programa, desenvolvido há dois anos em parceria com o município, através da Secretaria de Educação e da Fundação de Cultura e Turismo. O programa tem sido alvo do apoio e da grande admiração de artistas como Bibi Ferreira, Danilo Caymmi, Leila Pinheiro, Mafalda Minnozzi e outros, que se apaixonaram por este movimento e já se apresentaram não só com o Dó Ré Mi, mas também com os demais coros.

O Programa Canta Petrópolis tem como Coro Modelo o Coral Dó Ré Mi, formado por 43 alunos da Escola S. Judas Tadeu, sob a regência do maestro Randolfo. A novidade de 2015 foi levar às demais escolas o repertório do Dó Ré Mi, que é um grupo mais adiantado, com o objetivo de dar a mesma identidade aos outros corais, na busca de firmar o padrão de qualidade Canta Petrópolis. O trabalho funciona através da parceria do Segmento de Canto Coral com o poder público. Os ensaios acontecem semanalmente, fora do horário de aula, quando as crianças têm a oportunidade única de experimentar o poder integrador da música. O aluno deve apresentar boa frequência, disciplina e bom comportamento na escola.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).