Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cultura & Lazer

Projetos culturais serão fomentados em Petrópolis

O Conselho Municipal de Cultura (CMC) vai destinar R$ 450 mil a projetos culturais este ano. O recurso é proveniente do Fundo Municipal de Cultura, administrado pelo conselho. O montante foi anunciado na primeira reunião do ano do CMC e início da gestão do presidente Leonardo Randolfo para 2016/2017.

Na reunião houve apresentação de propostas e os membros das comissões permanentes de trabalho tomaram posse. São eles: Orçamento e Finanças – Ivo Mendes, Aline Castella, Leonardo Cerqueira e Christiana Notini; Ética – Carlos Lima, Josana Valle, Maria Luísa Rocha Mello e Maria Luiza Retamal; Projetos Culturais – Regina Bortolini, Christiana Notini, Marcelo Moraes e Leonardo Randolfo.

“Iniciamos o ano com muito trabalho e inúmeras propostas. Pretendemos ainda resgatar algumas propostas de nossa anterior gestão, ampliar os recursos financeiros e acelerar a tramitação dos projetos” –declarou Randolfo, que tem como uma de suas principais metas a criação do Passe Imperial, cuja operacionalização será discutida no conselho. “Ele possibilitará ao turista e também ao petropolitano, ingressar em vários museus com apenas um bilhete”, explica.

Foram comunicadas ainda, na reunião do CMC, a determinação de promover em fevereiro a capacitação de funcionários da Fundação de Cultura e Turismo, no sentido de explicar o funcionamento do Sistema Municipal de Cultura; e a criação de uma comissão de carnaval, a fim de que o assunto possa ser estudado por pessoas ligadas ao tema, com vistas a uma possível reestruturação da referida festa popular. Um dos projetos que Randolfo deseja voltar a discutir a continuidade é o Sistema Municipal de Museus, um dos legados de sua gestão anterior. A ideia é consolidar o seu regimento interno já que o projeto foi sancionado pelo prefeito Rubens Bomtempo em 2013, uma ferramenta para integração plena dos Museus das diversas esferas governamentais e iniciativa privada.

A vice-presidente do Conselho de Cultura, Drica Madeira, informou que a Fundação de Cultura e Turismo está elaborando uma proposta de melhorias para o Projeto Ciranda das Artes, que será levada para discussão na reunião de fevereiro.

Sobre o conselho

 O Conselho Municipal de Cultura é a erramenta que os agentes culturais possuem na atualidade, para discutir e priorizar o que vale a pena para Petrópolis e não apenas para um segmento. O CMC faz parte do Sistema Municipal de Cultura, juntamente com o Plano Municipal de Cultura, e o Fundo Municipal de Cultura (que é administrado pela sociedade civil desde 2012). O CMC é, portanto, um órgão tanto consultivo quanto deliberativo. Vale lembrar que as reuniões do CMC este ano passaram a ser às 18h, continuando na segunda 2ª feira de cada mês, abertas ao público.

De acordo com a lei que criou o Conselho Municipal de Cultura, de dois em dois anos o órgão alterna a presidência entre a sociedade civil e o poder público. Nos últimos dois anos foi conduzido por Leonardo Cerqueira, da Fundação de Cultura e Turismo. Leonardo Randolfo está no CMC há 5 anos, tendo exercido a vice-presidência em 2011 e a presidência durante 2012 e 2013. Em 2014 foi conselheiro como representante do Segmento de Canto Coral, retornando à presidência em 2016. A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Drica Madeira assumiu este ano a vice-presidência (de acordo com a lei o cargo é do poder público), Maria Luiza Rocha Melo ocupa o cargo de 1ª secretária e Josana Valle, de 2ª secretária.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).