Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Inscrições abertas para o Festival de Haicai de Petrópolis

Até o dia 4 de junho estão abertas as inscrições para a quarta edição do Festival de Haicai de Petrópolis, que integra a Semana da Cultura do Japão.

O haicai compreende uma modalidade poética milenar que, de acordo com a cultura de outros países, foi sofrendo adaptações ao decorrer do tempo, onde os praticantes escolhem sua forma de desenvolver suas obras. Porém, para se ter uma maior clareza no julgamento do Festival, algumas regras deverão ser obedecidas, evitando a desclassificação dos trabalhos.

Serão quatro categorias: infantil (até 11 anos), juvenil (de 12 aos 18 anos), adulto de Petrópolis e adultos de outras cidades. 

Os interessados podem enviar até três haicais, com a identificação do autor no mesmo arquivo, cada um contendo três versos preferivelmente escrito em 5, 7, 5 sílabas, sem rima nem título, contadas segundo a métrica poética. A identificação deverá conter, já que o objetivo é a publicação de um livro, nome completo, telefone de contato, estado civil, profissão, endereço com CEP, CPF e RG.

Também é necessário ter como eixo um kigo (um termo tal como um nome de animal ou de planta que o escritor de haicai inclui em seu poema para informar ao leitor a estação em que esse poema foi escrito), ou termo de estação, evidenciando o diálogo com a natureza.

As inscrições devem ser feitas na Casa da Educação Visconde de Mauá, aos cuidados da professora Catarina Maul, ou pelo e-mail: [email protected].

A final acontece no dia 10 de setembro, em horário a ser informado posteriormente, na Casa de Cláudio de Souza.

Premiação: os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e os cem haicais selecionados de acordo com o corpo de jurados, independente da categoria, comporão uma antologia. Cada escritor que tiver seu poema publicado receberá um exemplar do livro e os finalistas de cada categoria, dez exemplares do mesmo, sem custo. A premiação acontecerá no evento da final do festival. Os troféus e os exemplares dos poetas de outras cidades serão enviados pelos Correios. Todos, antes da edição, deverão enviar declaração preenchida para a coordenação do concurso, conforme comunicação futura, dando a permissão, sem cobrança, para a publicação do seu trabalho na obra impressa. A renda conquistada pela comercialização dos exemplares será destinada a um fundo para publicação do próximo ano, quando será realizado o Festival de Haicai de Petrópolis 2017.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).