Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Área degradada situada entre a subida da Serra de Petrópolis e a Estrada Beira Serra recebe 5.033 mudas de espécies nativas

Uma área degradada de 30 mil metros quadrados de Duque de Caxias, situada entre a subida da Serra de Petrópolis e a Estrada Beira Serra, está recebendo 5.033 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação faz parte do segundo plantio compensatório que a Concer realiza como parte dos compromissos ambientais assumidos com a Nova Subida da Serra, em execução entre Duque de Caxias e Petrópolis.

O plantio será realizado em área próxima ao km 99 da BR-040, na margem esquerda da pista. As mudas selecionadas para o plantio compensatório são de espécies de diferentes estágios sucessionais e de componentes já encontrados em áreas próximas ao novo reflorestamento. Também serão usadas mudas atrativas de fauna, que produzem frutos e flores, para a dispersão de sementes – providência de significativa importância para a conservação espécies endêmicas ou ameaçadas de extinção.

O novo plantio compensatório da NSS atende à Licença de Instalação (nº 843/2011) do empreendimento e a Autorização de Supressão de Vegetação (nº 611/2011, 3ª retificadora). O primeiro plantio compensatório ocorreu em 2014 no Monumento Natural Pedra do Elefante, uma unidade de conservação de Petrópolis que recebeu 44.203 mudas de 83 espécies da Mata Atlântica.

Após o plantio em Caxias, a Concer fará a manutenção e monitoramento da área durante 36 meses. As estratégias e os procedimentos operacionais estão sendo realizados conforme preconizado no referencial teórico “Pacto de Restauração da Mata Atlântica”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).