Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cultura & Lazer

Conselho Municipal de Cultura aprova sete projetos

Foi divulgado o resultado do edital de projetos culturais no valor de quase R$ 170 mil para este ano, com recursos do Fundo Municipal de Cultura administrado pelo Conselho Municipal de Cultura. Foram priorizados sete projetos em várias áreas e o resultado já pode ser encontrado no site da Fundação de Cultura e Turismo.

Os projetos deferidos são: “Redes de Cultura” um trabalho de pesquisa de Adriana Sêmola; o concerto de finados com a obra “Réquiem de Faure”, do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis; Concerto do Coral dos Canarinhos em igreja de Itaipava; atrações em praças públicas “Circolando Petrópolis – Conhecer, aprender e respeitar a arte”, de Maurício Araújo; evento de dança “Dançar por Dançar” da Movimento Arte & Cia; Festival de Esquetes Teatrais de Petrópolis, de Rodolfo de Jesus de Medeiros; e espetáculo infantil “O planeta & suas histórias: o musical do meio ambiente”, de Valéria Wanderley.

“É motivo de satisfação que, mesmo num período considerado de crise no Brasil, tenhamos conseguido priorizar esses importantes projetos do cenário cultural petropolitano. Isso mostra que o nosso Sistema Municipal de Cultura está consolidado”, assegura o presidente do Conselho, Leonardo Randolfo.

Dos 46 projetos inscritos, 33 foram indeferidos e 13 encaminhados para análise técnica; sete foram priorizados e outros  seis deferidos, porém não priorizados. Um alerta aos proponentes é que somente 13 estavam de acordo com as exigências do edital e foram analisados pelos cinco pareceristas contratados. Isso mostra que há a necessidade de maior cuidado e atenção dos artistas na elaboração de suas proposições.

Foram permitidos dois projetos por pessoa física ou jurídica, domiciliadas na cidade, com propostas inseridas no Plano Municipal de Cultura vigente. Os projetos deferidos não priorizados ficarão em lista de suplência, caso haja desistência.

O Conselho Municipal de Cultura vem realizando um trabalho de democratização dos recursos públicos para a Cultura, através de editais que destinam os valores de acordo com o entendimento e necessidades dos segmentos culturais ali representados. O Sistema é composto pelo Conselho Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura. O Plano Municipal de Cultura de Petrópolis foi elaborado por um período decenal, garantindo assim, as políticas públicas para o município na área cultural até 2020.

De acordo com as funções do CMC, lhe cabe deliberar, fiscalizar, assessorar e acompanhar a política pública municipal de Cultura. Assim, os representantes formulam e propõem ações, encaminham sugestões para a elaboração do PPA—Plano Pluri Anual, da LDO—Lei de Diretrizes Orçamentárias e da LOA—Lei do Orçamento Anual; encaminham propostas ao Plano Diretor; promovem a continuidade dos projetos culturais de interesse público, avaliando os ganhos sociais e o desempenho dessas atividades culturais junto à sociedade. Ao órgão gestor de Cultura da cidade, a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, cabe desenvolver e executar as políticas públicas; organizar o calendário; realizar e apoiar eventos e projetos da sociedade; prestar serviços culturais permanentes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).