Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Meninas dos Canarinhos lançam CD na Alemanha

Neste mês, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis entra em estúdio para gravar o seu novo CD, o segundo em dois anos. Desta vez, o trabalho, patrocinado por uma entidade católica, será lançado na Alemanha. O desafio consagra ainda mais a trajetória de um dos corais de meninas mais conhecidos do Brasil que, em 2016, comemora seus 28 anos de história.

O CD contará com 15 faixas natalinas, incluindo canções alemãs, americanas e de compositores brasileiros. “É uma responsabilidade enorme gravar um trabalho que estará registrado para a vida toda, ainda mais representar o Brasil frente a um público tão exigente, com uma tradição sólida e muito conhecimento musical”, comentou o maestro Marcelo Vizani, regente do Coral das Meninas dos Canarinhos desde 1998.

Obras como Christus ist geboren, de Franz Liszt; Verbum caro factum est, do Padre José Maurício Nunes Garcia; Ave Maria, de Henrique Oswald; Veni Domine, de Felix Mendelssohn, e O Jesulein, de Albert Becker, fazem parte do repertório do disco.

O álbum será patrocinado pela Missionszentrale der Franziskaner, ou Central das Missões dos Franciscanos, uma entidade católica apoiadora de países em desenvolvimento. A mesma instituição já havia patrocinado dois CDs do Coral dos Canarinhos destinados à Alemanha. “Ó Vinde ver já nasceu”, em 2012, e “Christus est Natus”, em 2009, com tiragem de 300 mil exemplares. O sucesso da parceria com o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), mantenedor dos dois corais, fez com que, dessa vez, a entidade convidasse as Meninas dos Canarinhos para estrelarem o álbum. Um orgulho para a instituição que, novamente, tem a missão de levar o nome de Petrópolis e do Brasil para outros públicos e países.

“Esse é um momento muito importante para nós e para a música clássica mundial, que ganha mais um trabalho de muita qualidade. Ainda não sabemos a data para o lançamento oficial na Alemanha, mas com certeza será ainda antes do final deste ano. Além disso, pretendemos lançar o álbum também para os brasileiros, que sempre nos prestigiam em apresentações ao redor do Brasil”, promete o maestro Marco Aurélio Lischt, diretor artístico do IMCP.

Para garantir um trabalho técnico de qualidade, as coralistas passaram por um período intenso de ensaio e as gravações ocorreram ao longo de uma semana.  Um ano antes, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis lançava seu primeiro CD, o “Memorare”. O trabalho reúne 11 faixas, entre composições clássicas da música erudita e obras inéditas, compostas especialmente para o álbum.

“Demoramos mais de 25 anos para gravar nosso primeiro CD, porque acreditamos que o coral deve estar muito maduro para encarar um desafio como esse. É claro que, para o segundo álbum, a expectativa é a mesma e estamos trabalhando para fazer jus à preparação técnica que o grupo vocal tem”, declarou Vizani.

Uma alegria que também é compartilhada pelas coralistas. Clara Maia, de 17 anos de idade, está no grupo vocal há 8 anos e participou da gravação do primeiro álbum. Agora, embarca com o coro em mais este projeto. “Ter o nome em um CD, como uma memória que vai ficar para sempre, é uma experiência diferente e única. A nossa preparação é cansativa, ensaiamos muito para que tudo saia perfeito. Mas no fim o trabalho é gratificante”.  

Uma história de sucesso

O Coral das Meninas dos Canarinhos completa 28 anos no dia 21 de outubro. Mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, o grupo vocal foi fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim, importante nome da história da instituição. Atualmente, 67 cantoras integram o grupo vocal, que já protagonizou grandes apresentações nacionais e internacionais, encantando plateias de diferentes regiões do Brasil e de Portugal.

O lançamento dos dois CDs chega para coroar um trabalho realizado há quase 30 anos, onde destacam-se concertos memoráveis, como a participação no Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia Nº 8 “dos MIL’ de Mahler e no projeto MPB em Conversa. Em 2014, o coro realizou uma série de apresentações ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica e dos Canarinhos de Petrópolis em um dos mais importantes palcos do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa de umas das apresentações, estava o clássico da música erudita “O Messias”, de Händel.

Recentemente, em 2016, ao lado dos Canarinhos, da Orquestra Filarmônica de Petrópolis e de solistas convidados, apresentou o oratório “A Paixão segundo São João”, de Johann Sebastian Bach. A peça, até então inédita em Petrópolis, é uma das obras mais importantes do compositor alemão, além de ser considerada um marco da música ocidental e do período barroco.  

Serviço

O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis está localizado na Rua Santos Dumont, 355, no Centro Histórico. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone: (24) 2104-4141, pelo site www.canarinhos.com.br ou pelo Facebook: http://fb.com/canarinhosdepetropolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).