Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Músicos petropolitanos se reúnem em samba que homenageia o Serrano

Para homenagear o Serrano Futebol Clube, que retornou em junho à série C do Campeonato Carioca após um hiato fora dos gramados e já garantiu uma vaga direta na série B, músicos petropolitanos de diferentes estilos se reuniram para gravar a música “Camisa com história não morre”.

Mais do que uma canção sobre um time de futebol, a composição veio para celebrar a história do clube e seus torcedores, muitos deles presentes na gravação da faixa. Do rock n’ roll de Gus Monsanto ao chorinho da flauta de Breno Morais, passando pelo baião inerente à voz de Guido Martini, vocalista da Tribo de Gonzaga, “Camisa com história não morre” se tornou um trabalho feito a muitas mãos. Um time de cinco cantores e sete instrumentistas gravaram participações na música, que ganhou forma no Estúdio Aldeia, em gravação, mixagem e masterização feita por Gabriel Tauk.

A ideia veio com a volta do Serrano aos campos, em uma filosofia colaborativa semelhante à da composição. No caso do clube, foi uma campanha de financiamento coletivo que possibilitou a contratação de novo elenco, reformas no Estádio Atílio Marotti e regularizações necessárias para o retorno ao Campeonato Carioca. Os torcedores do Azulão foram os responsáveis por levantar mais de R$52 mil com a ajuda de uma nova equipe gestora, a Frente Azul. Esse formato inspirou também a criação do samba, que ganhou o mesmo nome da campanha.

“O processo foi todo muito gostoso. Eu, Guido e Breno já éramos amigos e nutríamos uma grande admiração entre nós. Nos reunimos algumas vezes na casa do Breno, fizemos muitas rodadas de conversas sobre futebol, Petrópolis, música e cultura. A canção veio naturalmente conforme nos emocionávamos com as estórias”, lembra Bernardo Barnes, que compôs a letra com Breno e Guido e canta na música. Além dele, participam Gus Monsanto; Guido Martini, que também tocou violão; Gabriel Tauk (também contrabaixo); e Kika Notini (Trio Dubrá), nas vozes. O arranjo e a produção ficaram por conta de José Roberto Leão, que ainda toca violão de sete cordas. José Roberto também faz parte do Taruíra, grupo que participou em peso da faixa, com Breno Morais (flauta), Maurício Verde (cavaquinho), Carlos Watkins (saxofone) e Yuri Garrido (bateria).

Com a mobilização para o retorno do time acontecendo na internet, nada mais natural que a música surgisse na timeline do Twitter. O jornalista esportivo Dudu Monsanto, da ESPN, lidera a Frente Azul e sugeriu aos músicos a gravação da paródia de um samba antigo, com foco na história do clube. Bernardo foi além e propôs a composição de um samba original para o Serrano. “O Dudu é um entusiasta de marca maior e colocou o maior gás nessa iniciativa”, recorda o flautista Breno Morais. Se a motivação principal foi homenagear o Serrano, parte do que inspirou a música veio da vontade de mostrar o quanto a cidade tem a oferecer – não apenas no campo de futebol, mas também no das artes, entretenimento, história e arquitetura. Para dar vida à ideia, nada melhor que alguns dos maiores representantes da rica cena musical petropolitana.

“Precisamos valorizar a nossa cidade, estamos muito perto do Rio e sempre existiu a influência e a tendência de buscarmos na capital tudo o que precisamos. Mas temos uma cidade belíssima, com linda arquitetura e natureza, uma beleza exuberante e pessoas com muito talento. Temos que nos juntar para sermos fortes, e o encontro dos estilos é a melhor parte. Um de cada corrente musical, do belíssimo regional do Guido, passando pela presença da MPB da Kika, ao vigor do rock do Gus Monsanto. E eu me embrenhando dentre essas feras. Sem contar o talento e o carisma do Breno Morais e a qualidade dos arranjos do José Roberto, com toda a magia do choro e do samba”, finaliza Bernardo.

Os fãs de música e os torcedores do clube já podem ouvir a música nos principais serviços de streaming:

Spotify: https://open.spotify.com/album/6xRN8qUjdToXwKEKiZOH6e

Deezer: http://www.deezer.com/album/13907464

Google Play: http://bit.ly/2cfxcz9

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).