Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Premiação do VI Salão de Artes Visuais e Literatura da ABD & Petrópolis acontece neste sábado

Pintura de Luiz Henrique Azevedo retratando a Rua da Imperatriz

Neste sábado (24), a Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais – ABD realiza a entrega das premiações do VI Salão de Artes Visuais e Literatura da ABD & Petrópolis – Salão em homenagem aos 170 anos da Princesa Isabel. A premiação acontece às 16h, na Sala de Música Guiomar Novaes do Centro de Cultura Raul de Leoni.

Cerca de 60 obras de artes plásticas e 80 de literatura, com participações de todo o Brasil e do exterior, passaram por seleção de júris especializados e serão outorgados troféus e medalhas aos vencedores de cada categoria. O júri para artes plásticas foi composto por Ana Maria Baião Batista, Ana Maria Torres Marques, Glória Gomez, Humberto Camargo, Tânia Dickie, Walter Berner. E o júri para obras literárias por Andréa Lopes Garcia, Fernando Costa, Paulo César dos Santos, Luis Carlos Gomes e José Afonso Barenco de Guedes Vaz. Durante a cerimônia serão homenageadas personalidades da cidade. Os lauréis serão entregues pela presidente da ABD, Marly Bárbara. A curadoria do Salão é de Tânia Leal. Após a cerimônia de premiação, será servido coquetel para convidados.

O Salão permanece aberto à visitação até o dia 30 de setembro, de terça a sexta, das 14h às 19h, na Sala Aloísio Magalhães, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Sobre a ABD

Em 1940, o engenheiro, economista e desenhista Waldemar Marques da Silveira idealizou a primeira associação de desenho do Brasil e se reuniu a um grupo de desenhistas, dentre eles o renomado cartunista J. Carlos, para tornar a ideia realidade. Em 1944, foi fundada a Associação Brasileira de Desenho, tendo como presidente o próprio Waldemar. Em 1958, Elisabeth Kinga assumiu a presidência e acrescentou “Artes Visuais” ao nome da Associação e fundou a Ordem de Mérito da ABD, passando a agraciar com Medalhas de Grande Mérito Cultural e títulos de Comendador a artistas, personalidades e autoridades que colaboram com a cultura no país. Em 2000, Elisabeth Kinga elegeu Marly Bárbara para substituí-la na presidência da Associação. A ABD é considerada utilidade pública pela Lei nº714 de 26/07/1952. Atualmente, realiza salões e exposições nacionais e internacionais – EUA e Europa, além de uma agenda mensal artística e literária na cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana e Região dos Lagos  proporcionando um intercâmbio cultural.  A sede da ABD está localizada no Atelier Marly Bárbara, na Casa da Feira da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).