Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Escola SESI Petrópolis vence concurso nacional do Ministério da Educação sobre Aedes Aegypti

A Escola SESI Petrópolis foi vencedora do concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para estimular as ações contra o mosquito. Alunos da Educação Infantil produziram um vídeo mostrando o que deve ser feito para prevenir e combater os focos do transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. A escola ficou em primeiro em sua categoria na votação popular entre as instituições privadas.

O concurso foi dividido em seis categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos.

O filme de 90 segundos, captado por telefone celular, foi eleito através de votação popular pelo site do MEC. A professora Andressa de Oliveira Almeida, responsável pela criação do vídeo com os pequenos alunos, receberá o prêmio em novembro, em Brasília e participará de um curso de formação.

A professora lembra que a participação no concurso foi o clímax de um projeto que começou pela curiosidade das crianças em saber como se proteger do Aedes aegypti. “A partir da pergunta de um dos alunos começamos a desenvolver um projeto para aproximar as crianças desse problema, mas focamos não nos métodos de combate aos focos do mosquito e, sim, na proteção dos que já existem”, explica.

Os alunos visitaram a sede da Fiocruz em Petrópolis e conheceram espécies de plantas medicinais capazes de espantar os mosquitos devido ao cheiro forte, produziram aromatizantes e repelentes naturais à base de citronela e levaram as informações para pais e familiares através das oficinas e exposições. “O vídeo foi apenas o registro final de todo o processo produtivo que passamos para que os estudantes pudessem assimilar as informações sobre a dengue e as outras doenças que o mosquito transmite”, lembra Andressa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).