Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Projeto Ciranda das Flores se mobiliza para revitalizar uma praça em Nogueira

As alunas de fotografia do projeto Ciranda das Artes estão se mobilizando em prol da revitalização de uma praça em Nogueira, próxima ao lago, onde ficavam as charretes. A iniciativa é de Anita Soares, professora do projeto que tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão sociocultural.

ciranda-das-flores-5Mesmo com o término do projeto no último mês, Anita e suas alunas decidiram concluí-lo por conta própria com uma nova iniciativa: revitalizar a pracinha que estava abandonada e transformá-la num belo jardim para que os visitantes possam usufruir e contemplar.

“No ano passado fui contratada para o projeto Ciranda das Artes nas comunidades, onde ministrava aulas de fotografia para jovens de Nogueira e redondezas. Junto com a fotografia, sempre trabalho um tema para que eles documentem e representem. Ano passado foi o próprio bairro e neste ano, desde agosto, eu vinha abordando a parte de meio ambiente. Porém, no início deste mês me comunicaram sobre o fim do projeto e só me restavam quatro aulas para finalizá-lo e preparar as fotos para a exposição em dezembro, como previsto inicialmente. Embora esteja no contrato a possibilidade de suspensão a qualquer momento, não achei justo nem como o todo de meu trabalho, muito menos com as cinco meninas que me esperam toda quinta-feira à tarde. Então, resolvi continuar e finalizar o projeto e isso me deu mais força para fazer algo maior e melhor ainda para que as alunas e todos que perceberem as mudanças se deem conta de que nós, cidadãos, podemos fazer nossa parte, linda e bem feita, independente de irresponsabilidades alheias”, conta Anita.

O que estava em segundo plano acabou se tornando prioridade, pois em quatro semanas conseguiriam dar uma melhorada significativa no local e ainda ter assunto suficiente para documentar fotograficamente para a exposição de dezembro.

“As alunas ficaram muito contentes e participaram ativamente. Não pedimos mais nada à prefeitura, mas sem ajuda de custo ou salário começamos a divulgar o que pretendíamos fazer para angariar mudas ou dinheiro para comprá-las. Até agora conseguimos R$ 230,00 e plantas de doação que já foram colocadas no primeiro dia de atividade prática”, explica.

No primeiro dia de ação, que aconteceu na última semana, as voluntárias limparam o mato, os lixos e plantaram as bromélias e plantas que conseguiram com as primeiras doações. “Ainda pretendemos plantar Gerâneos, Moreas, Agaves e outras plantas e flores resistentes”, salienta.

planta-2 planta-3 planta-4 planta

A loja Árvores do Brasil é parceira do projeto e está emprestando ferramentas e fazendo valores especiais nas plantas,além de estar recebendo as doações e dinheiro. “Precisamos das mudas selecionada ou valores para comprá-las. As doações podem ser feitas direto na conta da loja que está no nome do proprietário Ailton Alves (veja os dados abaixo). Peço que quem depositar algum valor, por favor, nos notifique (a mim ou à loja) o valor e a data de depósito para que ele possa identificar”, pede Anita.

Já quem desejar doar mudas de plantas de jardim pode entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp no número (24) 98829-8684.

banco“Também gostaríamos de colocar um banquinho (como o da foto ao lado) na praça, mas não sabemos como, pois não temos transporte para carregar as toras, ou alguém que faça e doe o banquinho”, finaliza.

Saiba mais na página do Ciranda das Flores.

Dados bancários

Banco Itaú

Ailton Alves

Ag: 9633

C/c: 17617-8

Árvores do Brasil

Estrada União e Indústria, 6362 – Nogueira

Telefone: (24) 2221-7328

ciranda-das-flores-3ciranda-das-flores-4

ciranda-das-flores-6ciranda-das-flores-2

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).