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Moda

Especialista em moda, André Carvalhal, participa de noite de autógrafos na Estácio de Sá

Com o tema “O mundo mudou e você não viu”, o especialista em moda, André Carvalhal, vai ministrar uma palestra nesta terça-feira (14), às 19h, no auditório da Universidade Estácio de Sá. O evento faz parte da aula inaugural do curso de Design de Moda e vai contar ainda com uma noite de autógrafos do livro “Moda com propósito, manifesto pela grande virada”, escrito pelo autor. Carvalhal é um nome conhecido no cenário nacional. Ele foi gestor de Marketing e Conteúdo da Farm, uma das marcas mais badaladas da atualidade e é cofundador da Malha, o maior espaço de moda colaborativa do Brasil. A palestra é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (24) 98182-7154

O currículo do especialista é amplo. Ele atuou como consultor e idealizador de projetos especiais de marcas como Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life. André é graduado em Publicidade e Jornalismo e pós-graduado em Marketing Digital. Trabalha ainda como professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é coordenador e professor de Moda no Instituto Europeu di Design (IED), na Perestroika, no Instituto Rio Moda, no Instituto IAJ e no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP).

Além do livro Moda com Propósito, que ocupou a posição de 6º livro mais vendido em 2016, ele também é autor do título  “A moda imita a vida”. A obra aborda a necessidade da identidade da marca, do valor, da consciência, da razão. Também lembra que a marca pode ser comparada a uma pessoa, uma vez que possui características semelhantes, como data de nascimento, nome, personalidade, arquétipos, corpo, modo de viver, tatuagem, perfume e até tom de voz. No livro, ele mostra um pouco do universo de algumas marcas que servem como exemplo nos dias atuais, como a Farm, Ausländer e Osklen. Ele também traz conceitos de estilistas renomados, como Ronaldo Fraga, Isabela Capeto e Glória Coelho.

Além de mostrar que a identidade é fundamental, ele fala sobre as transformações que o mundo da moda vem enfrentando. “Sem querer entrar no mérito da eficácia dos formatos (o que também renderia outro livro), volto a lembrar que estamos vivendo em um novo mundo – talvez o primeiro grande novo mundo após a Revolução Industrial, que deu origem à moda da forma que conhecemos hoje. E isso deve exigir dos criadores e gestores de marcas novos formatos e ideias para fazer as coisas de forma diferente ou, pelo menos, surpreendente. Ao que tudo indica, nos próximos cinco anos o varejo vai mudar mais do que no último século”, diz um trecho da parte 3 do livro, intitulado como: “Para onde vamos?”.

Coordenadora do curso de Design de Moda da Estácio, Marcia Machado de Souza acredita que a palestra é uma oportunidade para os profissionais da área. “Acho bacana que uma cidade conectada com a moda, como a nossa, possa entender, ouvir e trocar olhares com uma pessoa que está propagando uma tendência de comportamento tão importante”, concluiu.

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