Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Feriadões prometem aquecer o turismo em Petrópolis

Com o grande número de feriados prolongados neste ano, a expectativa é que Petrópolis atraia ainda mais turistas nestes períodos. O acréscimo de 22 dias de folgas no calendário dos brasileiros, segundo o Ministério do Turismo, fará com que o turista nacional seja o foco do setor no município. A taxa média de ocupação hoteleira projetada nesses “feriadões” é de 81,43%, segundo levantamento feito pelo Observatório Regional do Turismo. Mas o número que pode ser ainda maior, como aconteceu no Carnaval, que registrou 91% na ocupação dos leitos. Para atrair o turista, o segmento pretende ampliar a programação e, principalmente, a divulgação da cidade no estado e em âmbito nacional.

“O turista nacional já é nosso maior público, sem dúvida alguma. Ter no calendário 22 dias a mais, em sete finais de semana prolongados, certamente é mais uma oportunidade de atrairmos esse público, não só por Petrópolis, que naturalmente é um destino atrativo, mas tornando ele ainda mais interessante para o visitante oferecendo serviços de qualidade e garantindo que eles estejam funcionando, desde o setor de compras ao gastronômico e hoteleiro. E garantindo ainda que esse turista saiba disso, fortalecendo a divulgação da cidade fora dela”, enfatizou Marcelo Valente, que vai gerir a futura empresa de Turismo da cidade.

casa santos dumontDurante todo o ano de 2016, a taxa média de ocupação hoteleira foi de 66,32%. Só nos “feriadões”, neste ano de 2017, a estimativa é que o setor aumente em 15% o movimento em cada data, com previsão de ocupação de 81,43% nesses períodos. A cidade conta com 114 meios de hospedagem, com 6.436 leitos distribuídos em 2.353 unidades habitacionais disponíveis.

Serão sete feriados prolongados, que incluem Tiradentes (21.04), Dia do Trabalho (01.05), Corpus Christi (15.06), Independência (07.09), Nossa Senhora Aparecida (12/10), Finados (01.11), Dia da Consciência Negra (20.11), sem contar aqueles que já são prolongados independente da data, como Carnaval e Semana Santa, além de feriados estaduais e municipais que também impulsionam o turismo em Petrópolis.

Prova disso foram os primeiros feriados desse ano. O mais recente, o Carnaval, apresentou 91% dos leitos ocupados, superando a estimativa e a ocupação no mesmo período no ano passado, que foi de 86,28%. Já o feriado carioca de São Sebastião, em janeiro, registrou quase 80% de ocupação hoteleira da sexta ao domingo.

“O PIB de Petrópolis é de R$ 11 bilhões anuais, sendo 6% o que corresponde apenas ao turismo, sem contar o turismo de compras, que gera empregos para os petropolitanos. Isso mostra a importância do setor para o município, que movimenta toda a economia, desde os atrativos turísticos, o circuito gastronômico, de compras, a rede hoteleira e o comércio em geral. Setor que pode ser ainda mais produtivo para o município no momento em que o próprio empresariado entender que somos uma cidade turística e para isso devemos garantir ao nosso turista a cidade toda aberta principalmente nos feriados e também aos domingos”, frisou Marcelo Valente.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).