Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Filme de petropolitana é selecionado para festival que acontece na Colômbia e na Venezuela

O curta-metragem “Cascatinha”, produzido e dirigido pela videomaker, antropóloga e fotógrafa Fernanda Almeida, foi selecionado para a segunda edição do Festival de Cine Fútbolero e será exibido na Colômbia e na Venezuela.

O festival visa posicionar o futebol como um fenômeno social através das artes e trabalho de pesquisa para a construção de uma cultura de futebol na Colômbia.

O filme fala sobre o Clube Cascatinha e contém imagens inéditas do jogador Garrincha em Petrópolis. “Já tinha escutado uma história de que o Garrincha havia jogado lá naquele campo. Fiquei alguns anos fora de Petrópolis, fiz faculdade de Cinema e pensei que talvez fosse interessante registrar essa história. Isso resultou num filme de, até agora, pouco mais de 9 minutos. O filme acabou sendo um olhar apaixonado do Sr. Lézio, que começou no clube como jogador na década de 50 e está lá até hoje! Eu entrevistei apenas ele. O filho dele é o atual presidente do Cascatinha e ele o auxilia na manutenção do clube. O Cascatinha está com graves problemas financeiros há muito tempo. Um das poucas rendas é de aluguel do campo society aos finais de semana”, explica Fernanda.

Lézio entrou em campo ao lado de Garrincha em 1972 e Fernanda tem fotos desse dia na sede do clube, além da camisa usada por ele. “Fiz imagens desses itens para o filme. As imagens inéditas do Garrincha são essas, algumas de uma revista muito antiga que existe na sede do clube chamada ‘Botafoguinho’, onde o Garrincha aparece numa foto ainda adolescente e também do Acervo Cesar Nunes”, completa.

Em “Cascatinha F.C.”, Fernanda fez quase tudo sozinha, dividindo a produção com Ana Cecilia Reis, que é produtora e atriz. Este não é seu primeiro curta, ela já realizou outros trabalhos, tendo outros dois deles selecionados para festivais esse ano: “Mulheres de Pedra” e “Carros Carros Carros”.

https://www.youtube.com/watch?v=Mw3ZlIpGCXE

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).