Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Lixo passa a ser transportado para aterro em Três Rios

A partir deste domingo (30) todo o lixo domiciliar coletado na cidade será levado para um aterro em Três Rios. A medida foi adotada pela prefeitura com o fim da licença de operação do aterro de Pedro do Rio, que se encerrou neste último sábado (29). A destinação final será feita pelas empresas que já operam na cidade, visto que o contrato delas prevê todo o processo, independentemente do local onde o lixo é alocado.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a quem cabe o licenciamento, confirmou que Pedro do Rio não pode mais ser utilizado. A prefeitura estuda qual tipo de manejo pode adotar para o local e ainda a ampliação da coleta seletiva, tornando a separação do lixo reaproveitável mais eficiente e reduzindo assim a quantidade de detrito que precisa ser direcionada a aterros sanitários.

Petrópolis hoje tem 400 toneladas de lixo recolhidas diariamente, número quase 50% maior do que na gestão passada. A coleta hoje é realizada em 95 bairros com uso de 30 caminhões e é 47,3% maior do que a média do ano passado, quando eram recolhidas 272 toneladas diárias.

“Há o aterro consorciado em Três Rios para iniciar operação e pretendemos crescer na coleta seletiva e em outros projetos que aliem a preservação ambiental com melhor gestão da limpeza urbana”, concluiu o prefeito  Bernardo Rossi.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).