Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cultura & Lazer

Marco Aurélio Lischt é eleito novo maestro do Coral Municipal

Reconhecido internacionalmente, Marco Aurélio Lischt foi eleito novo regente titular do Coral Municipal de Petrópolis. Em uma prova que durou quatro horas, ele foi escolhido por unanimidade pela banca examinadora, na audição que aconteceu no Centro de Cultura Raul de Leoni. A expectativa é de que até o fim do ano todo Coral Municipal esteja reestruturado.

Quatro candidatos concorreram à vaga. Naomi Munakata, considerada uma das melhores regentes do país, e Jocelei Bohrer, PHD em música, fizeram parte da banca e ficaram impressionados com o nível dos regentes.

“Tudo correu muito bem e o resultado foi positivo. Estou muito feliz de integrar o grupo. Tendo bons profissionais, pretendo fazer do coral um coro de ponta”, anuncia o novo regente.

Celeiro de corais, Petrópolis começa, agora, a resgatar sua identidade com essa nova fase do grupo, que completou 41 anos em 2017. Todo processo vem sendo conduzido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes. Segundo o diretor-presidente, Leonardo Randolfo, que é do segmento de canto coral, essa era uma das prioridades do governo na área da cultura.

 “Encontramos muitos problemas administrativos e técnicos no grupo, que estava com as atividades interrompidas. Reformular o Coral Municipal era uma das metas da nossa gestão e já estamos conquistando isso no primeiro ano de governo. Estamos fazendo um trabalho para que ele se torne um dos melhores coros de câmara do país”, explica Randolfo.

A próxima etapa da reestruturação será o concurso para a escolha dos 24 cantores, que será supervisionada de perto pelo novo regente titular. Um pianista também será definido para acompanhar o grupo. O fundador e regente do coral por 13 anos, Ernani Aguiar, foi convidado para colaborar na reestruturação do coro.

Sobre o novo maestro

Nascido em Petrópolis, o organista e regente Marco Aurélio Lischt iniciou a sua carreira musical ao ingressar no Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

Formou-se em piano com o título Magna cum Laude pela Escola de Música da UFRJ e obteve a graduação e título de Mestre em Música em Órgão, também pela UFRJ. Lischt é formado ainda no curso de Música Sacra na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst, em Frankfurt/Main, tendo como cadeiras principais órgão e regência.

Recentemente gravou um CD com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis com obras do Pe. José Maurício Nunes Garcia e canto Gregoriano.

Durante os anos de 1999 e 2000, Marco Aurélio foi professor substituto de Órgão na Escola de Música da UFRJ. Atualmente é o Diretor Artístico e Regente Titular do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, membro da Liga de Regentes Corais de Petrópolis – LRCP e coordenador dos Festivais de Verão dos Canarinhos de Petrópolis.

É premiado e reconhecido nacional e internacionalmente e é o organista titular da Catedral São Pedro de Alcântara.

2 Comentários

  1. SRS do site acontece em Petrópolis,

    Gostaria de deixar aqui minha indignação diante do depoimento do Sr. Randolfo com relação ao “abandono” do Coral municipal antes desta nova “fase” que ele criou.
    Nosso Coral nunca esteve abandonado, ou sendo levado de qualquer forma ou com despreparo, como hoje estao querendo se promover e dizer. Durante meus 17 anos de participação atingimos coisas maravilhosas, ganhamos prêmios,concursos e fomos referência para muitos corais no país.
    Então, Gostaria que este depoimento verdadeiro fosse colocado ao público petropolitano que sempre nos prestigiou e acompanhou por anos.
    Se pudéssemos colocar aqui todas as nossas dificuldades por anos, viajamos e enfrentamos situações inimagináveis, muitas vezes com nossos esforços e de nosso maestro e ainda assim nunca perdemos a qualidade e o amor pela música.
    Nossos cantores sempre foram pessoas dedicadas, de qualidade superior a muitos músicos formados em faculdade, pessoas que VERDADEIRAMENTE amam a música é a arte, e estudaram e correram atrás de melhorar a cada dia para chegar e fazer o trabalho com toda a nossa excelência de sempre!
    E por fim dar o verdadeiro valor e respeito ao maestro Paulo Afonso dos Santos Filho, que NUNCA desistiu!!! Mesmo sem recursos e sem apoio, nunca desistiu, pq sempre acreditou em seus cantores e no Coral municipal de Petrópolis como de fato sempre foi, único e especialmente profissional.
    Então peço encarecidamente, que retratem este texto, e que sempre que forem colocar sobre a nova etapa, não desrespeitem nosso passado, não menosprezem nosso trabalho, pq este coro sempre foi motivo de muito orgulho para nós.
    Cássia Bianca Pires Ribeiro Cantora por 17 anos como Contralto.

    1. Boa noite, Cássia

      havíamos entendido o uso da palavra “abandono” em relação à gestão anterior com o Coro e não daqueles que nele atuam. Mas relendo o texto, entendemos o seu ponto de vista e pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente. Já fizemos a alteração solicitada.

      Obrigada pelo contato!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).