Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Ecoponto de coleta seletiva no Parque de Itaipava vai receber resíduos recicláveis que podem ser convertidos em descontos na conta de luz

O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, vai receber um ecoponto – uma parceria da prefeitura com a Enel – no qual as pessoas vão poder levar os resíduos recicláveis para obter descontos na conta de luz.

A identidade visual do contêiner foi concluída e agora resta apenas a instalação elétrica. A Comdep também vai fazer o plantio de mais mudas e outras melhorias de jardinagem no entorno do ecoponto.

O contêiner tem cerca de 2,5 metros de largura e oito metros de comprimento. Ele foi trazido para o Parque pela concessionária de distribuição de energia, a Enel, que também é responsável pelo maquinário utilizado (computador, balança para pesagem do material). Os funcionários da Comdep farão o cálculo do desconto e farão os novos cadastros de pessoas interessadas em participar da coleta seletiva.

“Esse será o ecoponto da cidade, que já tem um na Mosela. É um projeto que funciona muito bem que agora vai dar a chance para a população mais distante do primeiro distrito também participar”, destaca o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Atualmente, são 709 pessoas que fazem a coleta seletiva e conseguem descontos na conta de luz. Apenas em 2017, são 164 adesões. Quase 50 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas até setembro.

Para participar, é necessário levar uma conta de luz na primeira vez em que levar os recicláveis ao ecoponto. Com ela, é possível descobrir o número do cliente e fazer o cadastro. Depois disso, cada ida ao ecoponto, basta mostrar o cartão que será entregue após o cadastro. A pesagem dos resíduos é feita na hora e o desconto vai aparecer na próxima fatura.

É possível abater a conta de luz levando materiais como papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante; embalagens tipo longa vida; embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de café solúvel, aguardente etc); ferros em geral; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc). O único cuidado necessário é levar os resíduos limpos – caso contrário, eles podem ser contaminados e acabar não sendo reciclados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).