Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Moda

Pesquisa mostra perfil do consumidor do Polo de Moda de Petrópolis

Uma enquete realizada com 264 clientes dos três principais centros comerciais de moda do município – Bingen, Feirinha de Itaipava e Rua Teresa – mostra que mais da metade dos entrevistados (51%) é da cidade de Petrópolis, o que significa que há um grande potencial a ser explorado para atrair novos compradores. Este é um dos resultados apontados pela Pesquisa de Opinião do Cliente Polo de Moda de Petrópolis, realizada entre os meses de agosto e outubro pela Universidade Estácio de Sá, em parceria com o Sebrae/RJ e a Firjan.

Os resultados foram apresentados durante o evento “Aqui tem Moda”, no Centro de Moda da Rua Teresa. Na oportunidade foi apresentada a nova marca para o Polo de Modas de Petrópolis, criada para mostrar a união e a integração desses três centros comerciais do município. Um único símbolo que agora representa os Polos e tem como objetivo de fortalecer o segmento e as empresas locais. A pesquisa apontou a tendência de consumo dos visitantes desses polos e seus dados serão usados para revitalizar esses importantes centros de compras da cidade. “Com base nesse estudo será possível entender melhor o perfil do consumidor e incorporar ações no planejamento estratégico do Polo de Moda”, disse a coordenadora Regional do Sebrae, Cláudia Pacheco.

O resultado ainda destacou que os frequentadores compram hoje para consumo próprio, ao contrário do perfil de anos atrás, quando os atacadistas eram a maioria dos clientes. Mas a pesquisa também apontou um entrave, que já está no radar dos empresários e das instituições parceiras: a infraestrutura, principalmente no que diz respeito ao estacionamento.  De acordo com a pesquisa, o carro é o meio de transporte mais utilizado nos três Polos de Moda. “Este foi um problema apontado pelos consumidores que acessam os polos de carro. É uma questão a ser melhorada”, disse a coordenadora do curso de Moda da Faculdade Estácio de Sá, Marcia Borges, que apresentou os resultados da pesquisa.

Os empresários acreditam que há um longo caminho pela frente, mas que o primeiro passo já foi dado. “Agora não é mais o Polo A, B ou C. Temos a marca do Polo de Moda de Petrópolis, porque juntos somos mais fortes. O nosso desafio é buscar soluções para melhorar e trabalhar em sinergia”, afirmou o presidente da Associação do Polo de Modas do Bingen, Allan Freitas.

“Acredito muito neste trabalho e na força da união de todos os envolvidos, Poder Público, instituições e empresários. Não é fácil juntar todos em torno de um objetivo comum, mas quando conseguimos, o sucesso é garantido”, acrescentou o presidente do Sindicato da Indústria de Confecções de Petrópolis, Addison Freitas.

O Polo de Moda

O trabalho para criação do Polo de Moda de Petrópolis, que reúne empresários e entidades do setor, como o Sebrae/RJ, Sistema Firjan, entre outras, além da Prefeitura Municipal, foi retomado no início deste ano a fim de atualizar o Planejamento Estratégico, cuja prioridade é desenvolver um plano de ação integrado e trabalhar os eixos prioritários: Capacitação da Mão de Obra, Busca ao Mercado e Promoção de Eventos, Infraestrutura, Parcerias e Identidade/Branding.  Segundo o analista do Sebrae/RJ, Bruno Souza, o Polo está aberto a todas as empresas do setor, que poderão participar das ações previstas ao longo do ano de 2018. “Esperamos a adesão de novas empresas locais para fortalecer ainda mais este Polo, pois o processo do planejamento é pautado na construção conjunta”, afirmou.

Outras informações podem ser obtidas no Sebrae/RJ pelo telefone: 24-2237-0062.

Foto: Thaiane Gobbi

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).